MHN_Detalhe_Arquitetura_edit.jpg

A criação do MHN e o guia da exposição de 1922 são destaques nesta semana

No dia 20 de outubro (quinta-feira), uma ‘dobradinha” na programação destaca a criação do Museu Histórico Nacional e a exposição de 1922 na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Às 14h, o diretor da Escola de Museologia da Unirio, Ivan Coelho de Sá, é nosso convidado para mais uma edição “conversas na galeria” da exposição “Rio-1922”.

Neste encontro, o módulo em destaque aborda a abertura do Museu Histórico Nacional, durante as celebrações do centenário da independência em 1922, assim como a criação do Curso de Museus dentro do MHN em 1932 – um marco da formação em museologia no Brasil, que completa 90 anos neste ano.

O diretor da Escola de Museologia da Unirio conversa com o público sobre a criação do MHN e do Curso de Museus

A seguir, às 15h, em nosso auditório, acontece o lançamento do guia impresso com a planta da Exposição Internacional Comemorativa do Centenário da Independência (1922) – realizado pela museóloga e arquiteta Ruth Levy.

Além da distribuição gratuita do guia, o evento conta ainda uma conversa descontraída da museóloga com as historiadoras Marly Motta e Maria Inez Turazzi.

As atividades são gratuitas e não é preciso inscrição ou retirada antecipada de ingresso. O MHN funciona de quarta a sexta, das 10h às 17h; sábado e domingo, das 13h às 17h – a entrada segue franca devido às celebrações de nosso centenário.

Para outras informações sobre omuseu, faça contato pelo endereço eletrônico faleconosco.mhn@museus.gov.br.

Foto: Ivan Coelho/Divulgação

A criação do MHN e o guia da exposição de 1922 são destaques nesta semana