SeminarioMHN2022_Capa_Site.jpg

MHN 100 anos: confira a programação do Seminário do Museu Histórico Nacional

De 12 a 14 de outubro de 2022, o público tem um encontro marcado com artistas, educadores e pesquisadores na comemoração do centenário do Museu Histórico Nacional.

O seminário MHN 2022, “Independências num museu centenário: outros 200, outras histórias”, se propõe, neste ano, a uma reflexão plural sobre a trajetória do museu e seu papel na construção das memórias nacionais, tendo em vista também o bicentenário da independência do Brasil.

SeminarioMHN2022_Site_editReferência em produção e difusão de conhecimento, o MHN abre suas portas para o novo por meio do diálogo, escuta ativa e ampliação do acesso aos ‘tesouros’ da história do Brasil que fazem parte de seu acervo.

“Queremos celebrar nossa história de portas abertas! Em nosso primeiro centenário, convidamos a sociedade, em sua diversidade e pluralidade de ideias, a pensar e construir conosco os rumos dos próximos 100 anos do museu, a partir das suas próprias histórias”, reafirma Fernanda Castro, diretora Substituta do Museu Histórico Nacional.

No dia 12 de outubro, feriado nacional, acontecem as atividades culturais do seminário; e nos dias 13 e 14 de outubro, as mesas de debate – com entrada franca. A programação do dia 12 está dividida em três eixos: escuta, conexão e outras histórias, mote das atividades do centenário neste ano, e conta com atividades para diversas faixas etárias.

Visitas mediadas, rodas de conversa, oficina para crianças, mostra de curtas-metragens, exposição fotográfica, lançamento de livro, shows musicais e, claro, bolo de aniversário estão na programação.Todas as atividades são gratuitas. A participação acontece por meio de senha individual, distribuída a partir das 10h na recepção do museu.

Mesas de debate
Nos dias 13 e 14 de outubro, é a vez das quarto mesas de debate programadas, além de uma atividade cultural em cada dia. A proposta é realizar, em conjunto com o público, artistas e estudiosos, a construção de narrativas contemporâneas relacionadas à história, memória e patrimônio.

A abertura do diálogo com a historiografia especializada e as memórias de diferentes comunidades e grupos sociais que, ainda, têm pouco ou nenhum espaço de representação nas histórias contadas por seu acervo, marcam os debates dos dois dias – confira a programação completa.

Para as mesas de debate, nos dias 13 e 14, a inscrição prévia deve ser feitas on-line. Haverá intérprete de Libras e emissão de certificado de participação. Outras informações pelo endereço eletrônico faleconosco.mhn@museus.gov.br.

O Seminário MHN 2022 tem patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e apoio do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) e Museu Paulista (USP). A realização é do Museu Histórico Nacional, Associação dos Amigos do MHN e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Sobre o museu
O MHN é uma das mais importantes instituições guardiãs da memória histórica brasileira. Foi criado em 1922, pelo presidente Epitácio Pessoa, para as comemorações do centenário da independência brasileira.

Localizado no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, ocupa antigas instalações militares, batizadas de conjunto do Calabouço (Fortaleza de Santiago, Casa do Trem e Arsenal de Guerra).

Trata-se da primeira entidade federal dedicada à preservação da história nacional. Dispõe de um acervo com mais de 300 mil itens arquivísticos, bibliográficos e museológicos e possui cerca de 9 mil m² de área aberta ao público. Saiba mais sobre o MHN.

Texto: Raquel Silva/Divulgação

MHN 100 anos: confira a programação do Seminário do Museu Histórico Nacional