Ziraldo_MHN_Prorrogada.jpg

Exposição que homenageia os 90 anos do artista Ziraldo é prorrogada até 29 de abril

O Museu Histórico Nacional prorrogou de 20 de fevereiro até 29 de abril de 2022 a exposição temporária “Terra à vista e Pé na lua”, que homenageia o multiartista Ziraldo, que completa 90 anos em 2022, e também integra as ações do centenário do museu.

Das navegações marítimas até as conquistas espaciais, o trabalho do artista se une conceitualmente às coleções do MHN via códigos QR espalhados ao longo da cenografia. A curadoria e direção de arte são de Adriana Lins e Guto Lins, que contaram com o apoio e a participação do Instituto Ziraldo. A cenografia é assinada por Susana Lacevitz e Philppe Midani.

Pátios e galerias servem de espaço para as criações de Ziraldo. No pátio Minerva, painéis, alguns medindo até dois metros, reproduzem histórias e personagens do artista. No pátio dos Canhões, transformado em “praça da Amizade”, os canhões ‘atiram’ flores e é ‘habitado’ por personagens de Ziraldo em escala humana.

"Terra à vista e Pé na lua" homenageia a trajetória do multiartista Ziraldo

“Terra à vista e Pé na lua” homenageia a trajetória do multiartista Ziraldo

Nas três salas que a exposição temporária ocupa, o visitante vai conhecendo um pouco da história do artista -como a sua chegada ao Rio, o início da carreira, o trabalho na imprensa e o reconhecimento nacional – enquanto mergulha no universo de Ziraldo e de suas criações em diferentes suportes, como quadrinhos, tirinhas, cartazes e livros.

A exposição faz parte do Plano Anual do MHN, que tem o apoio da Associação dos Amigos do MHN e patrocínio do Instituto Cultural Vale – por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Durante os finas de semana em que a exposição estiver em cartaz, monitores realizam com crianças visitantes uma atividade lúdico-educativa a partir de um caderno de atividades desenvolvido especialmente para a exposição – que pode ser impresso em casa. Outros materiais educativos relacionados à exposição também estão disponíveis.

Durante os dias úteis, a atividade é voltada apenas para escolas agendadas nos formatos presencial e virtual. Saiba mais pelo endereço eletrônico mhn.agendamento@museus.gov.br.

A exposição pode ser visitada de quarta a sexta, das 10h às 17h. Aos finais de semana, das 13h às 17h. A entrada é franca e não há necessidade de retirada antecipada de ingressos. Para ter acesso às dependências do museu, o uso de máscara não é mais obrigatório, apenas a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19, de acordo com Decreto da prefeitura do Rio.

Imagem: Instituto Ziraldo/Divulgação
Última edição: 13.4.2022