Farmácia Homeopática
Teixeira Novaes
Reconstituição da tradicional farmácia que funcionou de 1847 a 1983 na Rua Gonçalves Dias, no Centro do Rio de Janeiro, e foi doada ao Museu em 1987 pela Fundação Roberto Marinho.
Como chegar na exposição


Da caverna ao século XXI
O Circuito de exposições inicia-se no térreo, no hall de escadas rolantes, com painéis contando a história do conjunto arquitetônico.Destaque para a escultura equestre de D. Pedro II, de Francisco Manoel Chaves Pinheiro. No hall do segundo pavimento, tem-se acesso à galeria com teto ecorado por Carlos Oswald onde é projetado o multivisão sobre a trajetória do Museu Histórico Nacional. Após a exibição, exposições apresentam a história do Brasil: acervo tradicional, peças contemporâneas e recurso multimídia auxiliam o visitante na compreensão da história.

Îandé: aqui estávamos, aqui estamos
Apresenta a arqueologia do território brasileiro, antes da chegada dos portugueses,e suas populações indígenas ontem e hoje.

Portugueses no Mundo – 1415 a 1822
Apresenta desde a expansão marítima portuguesa, sobretudo a colonização do Brasil, até a proclamação da Independência por D. Pedro I.

A construção do Estado – 1822 a 1889
Mostra o processo de construção do Estado e seus desafios.

Cidadania-1889 até a atualidade
Aborda a construção da cidadania após a instauração do sistema republicano em 1889.

Farmácia Homeopática Teixeira Novaes
Reconstrução da tradicional farmácia que funcionou de 1847 a 1983 no Centro do Rio de Janeiro

Do móvel ao automóvel
27 peças, entre cadeirinhas de rua, berlindas, traquitanas e um automóvel do início do século XX. veículos da Casa Real portuguesa e da família imperial brasileira.