100objetos_Capa1.png

Livro sobre 100 objetos do MHN está disponível para download gratuito

O livro “Histórias do Brasil: 100 objetos do Museu Histórico Nacional (1922-2022”) já está disponível para download gratuito, assim como a versão em áudio, que torna textos e imagens acessíveis para diversos públicos.

Sob o ponto de vista de mais de 100 autores, a publicação propõe ao leitor um passeio pela história do Brasil a partir de objetos do acervo – alguns já estão no museu há um século e outros são aquisições recentes. Já ouviu falar de moedas obsidionais? E um porta-etrog ou uma bomba sapo, sabe o que são? Esses e outras dezenas de objetos podem ser conhecidos na publicação (link).

A versão digitalizada do livro, assim como a versão em áudio, estão disponíveis para download gratuito

A versão digitalizada do livro, assim como a versão em áudio, está disponível para download gratuito

Lançado em dezembro passado, como parte das comemorações do centenário do MHN, a edição ilustrada foi organizada por André Amud, Aline Magalhães, Rafael Zamorano e Isabel Lenzi, também coordenadora editorial.

O projeto gráfico é de Victor Burton. O patrocínio é do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Associação de Amigos do MHN.

“O livro propõe ao leitor uma maneira diferente de abordar o passado do país”, explica a historiadora do MHN Isabel Lenzi, “apontando para a importância dos objetos, que são documentos históricos: nós fazemos os objetos, mas também somos feitos por eles”.

Quem preferir adquirir a versão impressa, o livro está à venda na lojinha do museu, localizada no pátio da Minerva. Quem mora fora do Rio, pode solicitar o envio pelos Correios. Para mais informações, faça contato pelo telefone (21) 3299.0314 (horário comercial).

Para outras informações sobre o MHN, escreva para faleconosco.mhn@museus.gov.br.

Texto e fotos: Ascom/MHN

Livro sobre 100 objetos do MHN está disponível para download gratuito