DialogoEscuroMHN2023.jpg

MHN recebe instalação multissensorial “Diálogo no escuro” a partir de 13 de abril

Volta ao Museu Histórico Nacional, após sete anos, a exposição “Diálogo no Escuro”. O público poderá participar da experiência multissensorial a partir de13 de abril com entrada franca.

Munidos de bengalas, os visitantes são guiados por pessoas com deficiência visual durante todo o trajeto, tendo a oportunidade de vivenciar o mundo da mesma maneira que pessoas não videntes. “Diálogo no Escuro” é uma experiência que reúne aspectos relevantes e questões atuais como a importância da diversidade, da inclusão e da empatia, e que visa promover conexão e integração.

"Diálogo no escuro": público vivencia experiência multissensorial às escuras

“Diálogo no escuro”: público vivencia experiência multissensorial às escuras

Os participantes têm a oportunidade de caminhar por salas escuras e estruturadas para que tenham as sensações de cheiros, temperaturas, sons e texturas, como se estivessem passando pelo Jardim Botânico, pela feira de artesanato da Avenida Atlântica e atravessando ruas.

O projeto passou até agora por 47 países e mais de 10 milhões de pessoas já participaram em 170 cidades e 29 localidades. Realizada pela Calina Produções e MHN, esta edição da instalação conta com o patrocínio das empresas Meta, Getnet e Aon, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Associação dos Amigos do museu.

Acessibilidade e protagonismo
“O objetivo do projeto é mostrar para o ser humano que o impossível não existe e que nós determinamos nossos próprios limites. Depois da experiência, o público certamente passará a notar ao seu redor a acessibilidade de espaços e serviços onde vive”, destaca Andrea Calina, sócia-diretora da Calina Projetos.

Para o diretor substituto do MHN, Pedro Heringer, sediar uma vez mais “Diálogo no Escuro” no Rio, agora integrando as comemorações dos 100 anos do museu, reafirma o compromisso da instituição em “dar protagonismo a narrativas e histórias que, por acaso ou por convenção, acabaram marginalizadas”. “Pensar o outro é um exercício, uma lembrança constante”, aponta..

Crianças, a partir de oito anos, podem visitar "Diálogo no escuro"

Crianças, a partir de oito anos, podem visitar “Diálogo no escuro”

Entre 13 de abril e 30 de julho (prorrogada até 27 de agosto), o público poderá visitar “Diálogo no escuro” às quintas e sextas, das 10h às 16h; sábados e domingos, das 11h às 16h (última sessão). Vagas limitadas, sujeito à disponibilidade.

Não é possível retirar ingresso antecipadamente. As visitas são realizadas em grupos de até oito pessoas. É necessário ter mais de 8 anos para ter acesso à exposição. Crianças com menos de 12 anos precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Agendamentos de grupos e outras informações devem ser solicitados exclusivamente pelo endereço eletrônico rio@dialogonoescuro.com.br.

Instalação multissensorial “Diálogo no Escuro
De 13 de abril a 30 de julho de 2023 (prorrogada até 27 de agosto) – entrada franca
Quintas e sextas 10h-16h (última sessão)
Sábados e domingos, 11h-16h (última sessão)
Museu Histórico Nacional – Praça Marechal Âncora S/N – Centro
Agendamento de grupos: rio@dialogonoescuro.com.br.

Texto: Proa Comunicação
Edição: Ascom/MHN