2015-Jose-Caldas-fachada-interna.jpg

MHN completa 97 anos neste sábado (12) e tem atividades com entrada franca

Neste sábado (12), feriado nacional, a entrada será gratuita no Museu Histórico Nacional/Ibram em comemoração aos 97 anos da instituição.

No dia 12 de outubro de 1922, o MHN foi aberto ao público na cidade do Rio de Janeiro, como parte da exposição internacional que celebrou o Centenário da Independência do Brasil (1822). Um dos mais importantes museus de história do Brasil, o museu reúne um acervo com mais de 300 mil itens e este ano já recebeu cerca de 40 mil visitantes.

Detalhe da fachada interna do Pátio Gustavo Barroso MHN, por José Caldas

Detalhe da fachada interna do Pátio Gustavo Barroso/MHN por José Caldas

Na programação, às 14h, acontece o Bonde da História “10 objetos que contam nossa história”, no qual jovens e adultos podem conhecer peças de destaque da exposição de longa duração do museu em um sobrevoo pela história do Brasil.

Já às 15h, o Dia das Crianças tem uma atividade especial no Bondinho da História. Na visita “Museu de brincadeiras”, a equipe educativa convida crianças e jovens (7 a 14 anos), além de acompanhantes, a conhecer brincadeiras da época de seus avós e pais, além de conversas sobre temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente em tempos atuais.

Para quem não puder comparecer, a atividade se repete no domingo (13) no mesmo horário. Confira todas as visitas mediadas do MHN no mês de outubro.

Também no domingo, às 14h, dia de entrada gratuita para todos, o Bonde da História convida os públicos jovem e adulto para participar da nova visita mediada “Povos originários do Brasil”, onde poderão conhecem parte do acervo e debater sobre os povos originários e diversos momentos de resistência das culturas indígenas no Brasil.

Visitantes na exposição "Nas asas da Panair"

Visitantes na exposição “Nas asas da Panair”

Além das visitas mediadas, é possível visitar a exposição “Nas asas da Panair”, que está nos seus últimos dias, que conta a trajetória da empresa de aviação Panair do Brasil. Saiba mais.

Como participar
Aos finais de semana e feriados, o MHN funciona das 13h às 17h. Aos sábados, a entrada custa R$ 10 e R$ 5 – exceto dia 12 de outubro, que será gratuito. Aos domingos, a entrada é sempre franca.

Não há necessidade de agendamento ou inscrição para participar das visitas mediadas: o encontro com os monitores acontece na recepção do museu nos horários indicados.

As atividades têm sessão única e, de acordo com o número de participantes, pode acabar um pouco antes ou depois do horário previsto. Há estacionamento gratuito no MHN – respeitando o número de vagas existente. Mais informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br ou pelo telefone (21) 3299.0324.

Texto e foto: Ascom/MHN

MHN completa 97 anos neste sábado (12) e tem atividades com entrada franca