BondinhoHistoria_MHN_Primavera2019.jpg

Confira as visitas mediadas do MHN durante o mês de outubro

O Museu Histórico Nacional segue com o projeto Bonde da História, em todos os sábados e domingos do mês de outubro, e traz novidades neste mês – como a visita mediada “Povos originários do Brasil” e uma edição do projeto Rolê Carioca.

Visita mediada ao módulo "Oreretama" da exposição de longa duração do MHN

Visita mediada ao módulo “Oreretama” da exposição de longa duração do MHN

Os sábados deste mês ganharam a visita mediada “10 objetos que contam a nossa história”. Os monitores destacam peças relevantes de nossa coleção em exposição, de diversas épocas, para um passeio pela história do Brasil. A visita, voltada para o público jovem e adulto, acontece nos sábados 5, 12, 19 e 26 de outubro, sempre às 14h. No dia 12, feriado nacional, a atividade tem entrada franca.

No domingo (6), às 14h, o Bonde da História convida o público jovem e adulto para a visita “Pinturas históricas”. A visita mediada acontece no módulo “A Construção do Estado” e tem foco nos quadros pintados no século XIX. Às 15h, o Bondinho da História tem por tema “Mani e suas aventuras no tempo da caverna”. A visita propõe, para crianças de 5 a 12 anos, e acompanhantes, uma viagem aos primeiros tempos da ocupação do território brasileiro com a personagem Mani. A seguir, acontece uma oficina de pintura.

Nos dias 12 e 13, às 15h, acontece o Bondinho da História “Museu de brincadeiras” – com entrada franca. O núcleo educativo MHN convida crianças de 7 a 14 anos, e acompanhantes, para viajar através das gerações passadas e conhecer brincadeiras que fizeram parte da infância de seus responsáveis na exposição “Cidadania em construção”. No sábado (19), a visita mediada também será em libras.

Povos originários e Rolê Carioca
No domingo (13), às 14h, acontece uma nova visita mediada do projeto Bonde da História. Em “Povos originários do Brasil”, nossa equipe educativa conduz o público jovem e adulto para uma visita no módulo “Oreretama”, de nossa exposição de longa duração, para debates atuais sobre a cultura dos povos originários, mostrando diversos momentos de resistência da culturas indígenas.

No domingo (20), às 14h, acontece o Bonde da História “Museu, memórias e mulheres”. A visita mediada traz à tona a representatividade e importância política social das mulheres, algumas pouco lembradas pela história do Brasil.A atividade é voltada para jovens e adultos.

As atividades do Bondinho da História envolvem crianças de várias faixas etárias

Às 15h, é a vez do Bondinho da História “Detetives do MHN”. Crianças de 3 a 7 anos, e acompanhantes, transformam-se em detetives em uma atividade para desvendar os segredos que o museu abriga.

No domingo (27), o MHN fará parte do Rolé Carioca 2019. O projeto promove passeios guiados por historiadores irreverentes em diversos bairros da cidade do Rio. Voltada para jovens e adultos, a atividade acontece a partir das 13h30. Saiba mais.

Como participar
Aos finais de semana e feriados, o MHN funciona das 13h às 17h. Aos sábados, a entrada custa R$ 10 e R$ 5 – exceto dia 12 de outubro, que será gratuito. Aos domingos, a entrada é sempre franca. Não há necessidade de agendamento ou inscrição para participar das visitas mediadas: o encontro com os monitores acontece na recepção do museu nos horários indicados.

As atividades têm sessão única e, de acordo com o número de participantes, podem acabar um pouco antes ou depois do horário previsto. Há estacionamento gratuito no MHN – respeitando o número de vagas existente. Mais informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br ou pelo telefone (21) 3299.0324.

Fotos: Núcleo de Educação/MHN

Confira as visitas mediadas do MHN durante o mês de outubro