sophia_jobim.jpg

MHN disponibiliza online desenhos e aquarelas de Sophia Jobim

O Museu Histórico Nacional (MHN), em parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR), promoveu a digitalização de quase 400 itens da artista e professora Sophia Jobim, que fazem parte de seu acervo, e estão agora disponíveis online.

Ao longo da sua trajetória profissional, Sophia Jobim (1904-1968) produziu centenas de aquarelas e desenhos, constituindo um grande acervo sobre indumentária e moda no Brasil. Grande parte desse trabalho foi doado ao MHN, junto com outros milhares de itens, tornando-se uma importante coleção do gênero na América Latina.

Coleção Figurinos Teatrais Sophia Jobim

Figurino teatral para a montagem “Senhora” (1946) – um das centenas de desenhos de Sophia Jobim agora online

Em parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR), 397 desenhos e aquarelas da coleção Sophia Jobim do arquivo Histórico do MHN estão agora disponíveis online.

A coleção está dividida em séries, sendo a maior delas, nomeada “Evolução do vestuário”, com 228 desenhos – a maioria feitos a lápis, mostrando a evolução da indumentária no mundo. Nas outras séries pode-se encontrar esboços e etapas da confecção dos desenhos, realizados em papel formato A2 para facilitar a visualização à distância, pois também eram utilizados como material didático.

“A digitalização dos desenhos teve como um dos objetivos facilitar os estudos da coleção, devido à grande procura por parte de pesquisadores e estudantes”, explica a arquivista do MHN Daniella Gomes. As imagens estão com informações completas e podem ser baixadas gratuitamente.

Além de parte da iconografia agora acessível, o Arquivo Histórico guarda ainda material didático, cadernos manuscritos, documentos pessoais, fotografias cartões postais, entre outros, totalizando cerca de seis mil itens.

O MHN possui também itens bibliográficos e museológicos doados por Danton Jobim, irmão de Sophia Jobim, após o falecimento da artista. Na Reserva Técnica encontram-se vestimentas históricas, regionais e acessórios que a artista, e também museóloga, adquiriu ao longo de suas viagens. Já na biblioteca, existe uma coleção de livros e periódicos colecionados.

Coleção Figurinos Alegóricos (Amazonas) Sophia Jobim

Figurino Alegórico “Amazonas” (Década de 1940) : guache sobre papel

Confira os desenhos de Sophia Jobim disponíveis na Biblioteca Virtual do MHN e fotografias na galeria MHN do projeto Google Arts&Culture. Para mais informações entre em contato com o Arquivo Histórico pelo endereço eletrônico mhn.arquivo.historico@museus.gov.br.

Tributo a Sophia Jobim
Resultado de seminário realizado em 2016, o MHN lança neste mês o livro “Estudos de Indumentária e moda no Brasil: tributo a Sophia Jobim”, organizado por Maria Cristina Volpi e Madson de Oliveira.

O livro, além de refletir sobre o legado de Sophia Jobim, apresenta a contribuição de pesquisadores comprometidos com o estudo e ensino de vestuário e moda no âmbito das ciências humanas.

A publicação será lançada no dia 26 de setembro, às 15h, no auditório do MHN, quando também será apresentado o resultado do trabalho de digitalização, e também está disponível online para download gratuito. Para outras informações, entre em contato com o Núcleo de Pesquisa pelo endereço eletrônico mhn.pesquisa@museus.gov.br.

Sobre Sophia Jobim
A  professora, artista, colecionadora e museóloga paulista Sophia Jobim introduziu o curso de Indumentária Histórica na antiga Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), no Rio de Janeiro (RJ), onde lecionou de 1949 até 1967, defendendo que o estudo do vestuário era ao mesmo tempo ciência e arte.

Após diversas viagens, onde coletou peças raras e antigas, fundou, em 1960, o Museu de Indumentária Histórica e Antiguidades, em sua própria casa – localizada no bairro de Santa Teresa (RJ). Motivada a cuidar adequadamente da coleção que vinha reunindo, graduou-se no Curso de Museus do MHN em 1963, aos 59 anos. Sophia Jobim faleceu de embolia pulmonar em 1968.

Imagens: Arquivo Histórico MHN/Divulgação
Destaque de capa: Sophia Jobim em seu ateliê/Arquivo Histórico MHN.

MHN disponibiliza online desenhos e aquarelas de Sophia Jobim