PubllicacoesMHN2019_Capas.jpg

MHN lança novas publicações durante a 13ª Primavera dos Museus

No dia 26 de setembro, às 15h, acontece o lançamento das publicações MHN 2019: o último volume impresso dos Anais MHN e o livro “Estudos de Indumentária e moda no Brasil: tributo a Sophia Jobim”.

A publicação do volume 49 dos Anais MHN, relativo ao ano de 2017, é a última edição impressa feita pelo museu: a partir do volume 50, os Anais passar a ser produzidos exclusivamente no formato digital e publicados em uma nova plataforma online.

O coordenador do Núcleo de Pesquisa do MHN, Rafael Zamorano, afirma que a mudança adequa ainda mais as publicações do museu aos padrões internacionais de divulgação científica. “Nosso objetivo é ampliar o diálogo entre o MHN e instituições similares, além de centros de pesquisa, universidades e pesquisadores”, explica. “Além disso, o novo formato dos Anais reduz os custos de produção e agiliza a publicação dos volumes”.

Primavera dos Museus 2019: no dia 26 de setembro, o MHN apresenta duas novas publicações impressas

O dossiê do volume 49,“Cinema, games e museus: meios, usos e mediações dos acervos históricos na era das audiovisualidades”, traz trabalhos atuais sobre a relação história e audiovisual.

Já o volume 50, disponível apenas na versão digital, relativo ao ano de 2018, aborda o tema “Museus, sujeitos e itinerários” em seu dossiê, cujos artigos investigam as relações entre sujeitos, itinerários, biográficos e profissionais, e museus.

Indumentária e moda
O livro “Estudos de Indumentária e moda no Brasil: tributo a Sophia Jobim”, organizado por Maria Cristina Volpi e Madson de Oliveira, também é uma das novidades.

Resultado de um seminário realizado no MHN em 2016, a publicação aborda o legado de Sophia Jobim (1904-1968) e traz ainda a contribuição de profissionais do estudo e ensino de indumentária e moda. A publicação também estará disponível na Biblioteca Digital do MHN.

Para mais informações sobre as novas publicações, entre em contato com o Núcleo de Pesquisa pelo endereço eletrônico mhn.pesquisa@museus.gov.br.

Texto e fotos: Ascom/MHN

MHN lança novas publicações durante a 13ª Primavera dos Museus