Museologos-por-um-dia.jpg

MHN integra a Primavera dos Museus 2019 com ampla programação

Entre os dias 23 e 29 de setembro, acontece em todo o Brasil a 13ª Primavera dos Museus – temporada de eventos coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com entrada franca, a programação do MHN tem início já no dia 19. Entre os dias 24 e 29, a entrada será gratuita para todos os públicos.

Abrindo a programação na quinta (19), às 14h, acontece a exibição do documentário “Panair do Brasil”, realizado por Marco Altberg em 2007, sobre a empresa que foi uma das precursoras da aviação nacional. A seguir, o colóquio “Caso Panair: participação feminina e aspectos históricos”, reúne a advogada Valéria Gravino, a curadora da exposição “Nas asas da Panair” Mariza Soares, o jornalista e escritor Daniel Leb Sasaki e a presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/RJ), Alessandra Santos Rio.

Cartaz da Primavera dos Museus 2019 - coordenada pelo Ibram

Cartaz de divulgação da Primavera dos Museus 2019 – coordenada pelo Ibram

A atividade termina com a visita mediada por Mariza Soares à exposição “Nas asas da Panair”, que apresenta parte da coleção Panair do Brasil do museu – formada a partir de doações de ex-funcionários e familiares. Saiba mais.

Visitas mediadas
No sábado
(21) às 14h, o projeto Bonde da História, tem a visita mediada “10 objetos que contam a nossa história”, na qual os monitores destacam peças que vão do início da ocupação do território ao Brasil do nosso tempo. A visita é voltada para jovens e adultos.

Já No domingo (22), às 14h, o Bonde da História tem como tema “A presença negra no acervo do MHN”. Voltada para o público adulto, a visita aborda, a partir da exposição de longa duração, a presença das matrizes africanas e a produção cultural afro-brasileira.

Às 15h, crianças de 3 a 10 anos, e acompanhantes, têm a chance de conhecer nossa coleção de veículos de transporte terrestre no Bondinho da História “Do móvel ao automóvel”. Com o uso da tecnologia de realidade aumentada, poderão conhecer os veículos por dentro. Ao final, participam de uma oficina de colagem.

No sábado (28), às 14h, é a vez do Bonde da História “Museu para museólogos”. A visita mediada tem como proposta discutir as distintas temáticas dentro do campo da Museologia e é voltada para estudantes da área e cursos afins, além de interessados no tema.

E às 15h, o Bondinho da História “Museólogo por um dia” propõe uma atividade para estimular a curiosidade das crianças (5 a 10 anos), e acompanhantes, sobre a profissão de museólogo, através de dinâmicas que simulam algumas das atividades exercidas pelos profissionais de um museu.

As visitas mediadas do projeto Bonde da História são voltadas para crianças, jovens e adultos

No domingo (29), às 13h, o MHN oferece uma atividade especial: a oficina de desenho e criatividade “Plantando memórias”. Voltada para públicos de todas as idades, visa estimular à criatividade a partir da confecção de alguns materiais, que poderão ser levados para casa.

A atividade tem a coordenação de Daniel Azulay. Com 40 anos dedicados a desenvolver arte e educação para jovens e crianças, Azulay é desenhista, pintor, escritor e ilustrador.

Não é preciso agendamento ou inscrição para participar das visitas mediadas, que têm sessão única e, de acordo com o número de participantes, pode acabar um pouco antes ou depois do horário previsto. Confira todas as nossas visitas mediadas de setembro.

Educação museal e novas publicações
Na segunda (23), às 14h, acontece a apresentação do Programa Educativo e Cultural do MHN, resultado de processo participativo de construção – e que será também aberto para sugestões de ações e atividades. A mesa redonda conta com a participação de integrantes do Núcleo de Educação do MHN e profissionais de outras instituições. O lançamento do dossiê Educação Museal do periódico Docência e Cibercultura (UERJ) também está na programação.

E às 15h30 haverá a inauguração do Centro de Referência da Educação Museal, com visita mediada ao espaço da biblioteca do MHN, onde será possível conhecer o acervo disponível e em tratamento, as ações e possibilidades para parcerias e pesquisas.

"Estudos de indumentária e moda" será lançado dia 26 no auditório do MHN

O livro “Estudos de indumentária e moda” será lançado no dia 26 no auditório do MHN

Na quarta (25), às 10h, é a vez do lançamento da coleção didática do MHN para empréstimo a escolas participantes do projeto. Entre os materiais encontram-se estão cartazes, esculturas e outros itens.

O lançamento das publicações 2019 do MHN acontece no dia 26 de setembro, às 15h. O livro “Estudos de Indumentária e moda no Brasil: tributo a Sophia Jobim”, organizado por Maria Cristina Volpi e Madson de Oliveira é uma das novidades.

Resultado do Seminário Anual MHN 2016, a publicação aborda o legado de Sophia Jobim (1904-1968) e traz ainda a contribuição de profissionais do estudo e ensino de indumentária e moda. Além disso, os presentes poderão conhecer ainda o recente trabalho de digitalização de desenhos e aquarelas de Sophia Jobim, que fazem parte de sua coleção no arquivo Histórico do MHN.

Também será lançada a última versão impressa dos Anais MHN (volume 49) que, a partir deste ano, passa a ser disponibilizada exclusivamente em formato digital. O volume 50 também já está disponível online. Acesse a nova plataforma.

Como a cada edição da Semana de Museus e Primavera dos Museus, o MHN tem entrada gratuita para todos os públicos. Neste semestre, o período gratuito será de 23 a 29 de setembro para a exposições de longa duração e temporária. Para outras informações sobre a 13ª Primavera dos Museus no MHN entre em contato com Núcleo de Educação pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br.

Texto e fotos: Ascom/MHN

MHN integra a Primavera dos Museus 2019 com ampla programação