MHN_Angulo.png

Visitas mediadas do MHN em setembro trazem novidades

O Núcleo de Educação do MHN segue com o Bonde da História, aos sábados e domingos do mês de setembro, e traz novidades este mês: atividades especiais para a Primavera dos Museus 2019 e a distribuição do cartão fidelidade do projeto.

Os cartões serão entregues aos participantes de nossas visitas mediadas: com quatro carimbos, o visitante terá direito a um brinde oferecido pelo MHN. Os cartões serão carimbados apenas nos dias de atividades (finais de semana e feriados) tanto do Bonde quanto do Bondinho da História. Com o objetivo de atingir o maior número de visitantes, o museu reserva-se o direito de limitar o número de cartões a ser distribuídos para famílias ou casais.

Cartão fidelidade

O MHN lança o cartão fidelidade do projeto Bonde da História

Os sábados deste mês também ganharam visitas temáticas. Em “10 objetos que contam a nossa história”, os monitores destacam peças relevantes de nossa coleção em exposição, de diversas épocas, para um passeio pela história do Brasil. A visita, voltada para o público jovem e adulto, acontece nos sábados 7 e 21 de setembro, sempre às 14h.

No sábado (14), também às 14h, acontece o Bonde da História “O Rio de Janeiro na exposição do MHN”. A visita, voltada para o público adulto, propõe conexões entre a história do Rio e a do próprio Museu Histórico Nacional, por meio de itens em exposição e da arquitetura.

Independência e presença negra
No domingo (8), às 14h, acontece o Bonde da História: “Independência ou Morte!”. A proposta é abordar os eventos que deram origem à independência do Brasil e os acontecimentos posteriores à separação de Portugal, destacando personagens relevantes no processo – como dom Pedro I e dona Leopoldina.

Às 15h, as crianças de 6 a 10 anos, e acompanhantes, podem participar do Bondinho da História: “Brincando no pátio dos canhões”. Em um dos espaços mais bucólicos do complexo arquitetônico do MHN, acontece um jogo de curiosidades e brincadeiras entre os canhões e peças históricas em exposição.

Já no domingo (15), às 14h, os educadores trazem uma polêmica à tona. “Descobrimento ou Invasão?” é a visita mediada que propõe uma discussão sobre a chegada dos portugueses ao território brasileiro e o processo de colonização que se seguiu.

Neste dia, às 15h, crianças, jovens e acompanhantes são convidados a participar do Bondinho da História:” Pintando as memórias do Rio”. O público visita as telas ovais de Leandro Joaquim (1738-1798), participa de uma roda de conversa e toma parte em uma oficina de pintura, onde poderá deixar a imaginação fluir para retratar o Rio atual.

No domingo (22), às 14h, o Bonde da História tem como tema: “A presença negra no acervo do MHN”. Voltada para o público adulto, a visita aborda, a partir da exposição de longa duração, a presença das matrizes africanas e a produção cultural afro-brasileira.

E às 15h, crianças de 3 a 10 anos, e acompanhantes, têm a chance de conhecer nossa coleção de veículos de transporte terrestre no Bondinho da História de tema “Do móvel ao automóvel”. Com o uso da tecnologia de realidade aumentada, poderão conhecer os veículos por dentro. Ao final, participam de uma oficina de colagem.

"Museólogos por um dia"

“Museólogo por um dia”: atividade é voltada para crianças conhecerem um pouco do trabalho que se faz em um museu

Primavera dos Museus 2019
No sábado (28), às 14h, como parte da programação da 13ª Primavera dos Museus “Museus por dentro, por dentro dos museus”, acontece o Bonde da História “Museu para museólogos”. A visita se propõe a discutir as distintas temáticas dentro do campo da Museologia e é voltada para estudantes da área e cursos afins, além de interessados no tema.

E às 15h, o Bondinho da História também traz o tema para crianças (5 a 10 anos) e acompanhantes. Em “Museólogo por um dia” terão a chance de conhecer um pouco da profissão de museólogo, através de dinâmicas que simulam algumas das atividades exercidas pelos profissionais de um museu.

Encerrando o mês e a 13ª Primavera dos Museus, no domingo (29), às 14h, o MHN oferece uma atividade especial. A oficina de desenho e criatividade “Plantando memórias” é voltada para públicos de todas as idades e visa estimular à criatividade a partir da confecção de alguns materiais, que poderão ser levados para casa. A atividade tem a coordenação do desenhista Daniel Azulay – que estará presente.

Como participar
Aos finais de semana e feriados, o MHN funciona das 13h às 17h. Não há necessidade de agendamento ou inscrição para participar das visitas mediadas: o encontro com os monitores acontece na recepção do museu nos horários indicados. As atividades têm sessão única e, de acordo com o número de participantes, pode acabar um pouco antes ou depois do horário previsto. Há estacionamento gratuito no MHN – respeitando o número de vagas existente.

A entrada aos sábados custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Confira as gratuidades em nossa página web. Já aos domingos, dia de entrada gratuita, as visitas abordam temas diversos ao longo do mês e são voltadas também para o público infantil.

Mais informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br ou pelo telefone (21) 3299.0324.

Texto e fotos: Ascom/MHN

Visitas mediadas do MHN em setembro trazem novidades