A_minha_Bandeira_Caio_Cliìmaco.jpg

Visitas mediadas marcam o encerramento de duas exposições no MHN

Encerrando duas exposições em cartaz, o Museu Histórico Nacional preparou uma ‘dobradinha’ de visitas mediadas gratuitas para o público nos dias 28 e 29 de janeiro.

Na sexta (28), às 14h, o fotógrafo Caio Clímaco conversa com o público sobre as imagens da sua exposição “Ara’puka peró”, que traz um outro olhar sobre a cidade do Rio de Janeiro.

As fotos propõem uma cartografia decolonial nos 200 anos da Independência do Brasil, revelando heranças e ‘arapucas’ que estão espalhadas pela antiga capital. A exposição tem curadoria de José Urutau Guajajara e Mauro Trindade.

"Entre os cheiros da história": artista realiza 'caminhada olfativa' no pátio dos Canhões

“Entre os cheiros da história”: artista realiza ‘caminhada olfativa’ no pátio dos Canhões

Já no sábado (29), às 15h, Josely Carvalho realiza uma ‘caminhada olfativa’ em torno de sua instalação “Entre os cheiros da história”, que ocupa o pátio dos Canhões do MHN.

Em 20 dos 46 canhões expostos, a artista introduziu cápsulas com 15 cheiros diferentes desenvolvidos especialmente para a mostra.

“É uma obra não para ser vista, mas sentida”, aponta Josely Carvalho, ressaltando que o olfato tem sido pouco inserido na arte contemporânea.

As duas exposições podem ser vistas até o domingo (29) – não haverá prorrogação. O MHN funciona das 10h às 17h, de quarta a sexta; e das 13h às 17h, sábado e domingo – entrada franca.

Para outras informações sobre o MHN, escreva para  faleconosco.mhn@museus.gov.br.

Fotos: Caio Clímaco e Josely Carvalho/Divulgação

Visitas mediadas marcam o encerramento de duas exposições no MHN