Vol4_EducacaoMuseal_Capa_edit-1.png

Educação museal: quarto volume da coleção de livros digitais já está no ar

Dando continuidade ao lançamento de publicações com foco em educação e museus, iniciado em 2020, o Museu Histórico nacional disponibiliza agora o quarto e penúltimo volume da série de livros digitais acessíveis “Educação Museal: conceitos, história e políticas”.

“Museologia social, decolonialidade e educação museal” e “Relações entre museu e sociedade: escolas, comunidades, e a diversificação de públicos” são temas do novo volume. Com prefácio do diretor do Museu da República/Ibram, o museólogo Mario Chagas, o volume conta textos de autores do Rio Janeiro e São Paulo, além de uma contribuição internacional (Colômbia/Espanha).

Capa do novo volume da coleção de livros digitais acessíveis do MHN

Capa do novo volume da coleção de livros digitais acessíveis do MHN sobre Educação museal

“O livro é potente. O livro é forte”, define Chagas no seu texto. “O livro também revela a força das mulheres no campo da Educação museal no Brasil e isso não é um fenômeno recente, ainda que recentemente tenha sido revelado e escancarado”, aponta.

Organizada por Andréa Costa, Fernanda Castro e Ozias Soares, a proposta da série é contribuir para a difusão do conhecimento em educação museal e para a formação individual e coletiva dos profissionais e gestores da área. Os textos têm perfil didático e indicações de pesquisa e continuidade de estudos.

O download gratuito do novo volume, assim como os anteriores, pode ser feito na biblioteca digital do MHN. O lançamento do último volume acontece durante a Semana de Museus 2021 em uma live organizada pelo Núcleo de Educação, no Dia Internacional de Museus (18 de maio), às 15h, no canal do MHN no YouTube.

Outras informações sobre a coleção podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br. O Museu Histórico Nacional segue fechado ao público devido à pandemia em curso.

Educação museal: quarto volume da coleção de livros digitais já está no ar