Oreretama2_MHN.jpg

MHN lança segundo volume da série de livros sobre Educação Museal

“Gestão, financiamento e reconhecimento da função educativa dos museus e a questão da profissionalização” são temas do segundo volume da série de livros digitais acessíveis do Museu Histórico Nacional “Educação museal: conceitos, histórias e políticas”.

Com cinco artigos, o volume traz experiências de museus, como a Pinacoteca de São Paulo e o museu peruano Pachacamac, e um dos textos já aborda o impacto da pandemia do novo coronavírus nas instituições culturais brasileiras.

“Ainda são comuns os relatos que reforçam a incompreensão, por parte de gestores, do papel e da importância da Educação Museal”, explica no Prefácio do livro Aparecida de Sousa Rangel, museóloga do Museu Casa de Rui Barbosa (RJ).

Capa do segundo volume da série sobre Educação Museal do MHN

“Os temas estão relacionados e refletir sobre um deles é tangenciar o outro, na medida em que o reconhecimento da função educativa passa, também, pela profissionalização e pelo entendimento de que os setores educativos precisam ser redimensionados nos organogramas institucionais”, aponta.

Organizada por Andréa Costa, Fernanda Castro e Ozias Soares, a série conta com cinco volumes no total. A proposta é contribuir para a difusão do conhecimento em educação museal e para a formação individual e coletiva dos profissionais e gestores da área.

Os textos têm perfil didático e indicações de pesquisa e continuidade de estudos. O primeiro volume da série, lançado ano passado, tem como tema “História da educação museal no Brasil e prática política-pedagógica museal”. Acesse os dois primeiros volumes gratuitamente em nossa biblioteca digital.

Imagem: MHN/Divulgação

MHN lança segundo volume da série de livros sobre Educação Museal