expo4_Rio1922_JaimeAcioli_MHN.jpg

MHN prorroga até 30 de julho as exposições “Rio-1922” e “10 objetos”

As exposições temporárias “Rio-1922” e “10 objetos: outras histórias”, que marcam o centenário do Museu Histórico Nacional, foram prorrogadas até 30 de julho de 2023.

“Rio-1922” apresenta a então capital da república no ano em que foi criado o MHN, como uma das atrações exposição que comemorou o centenário da independência do Brasil. Resultado de uma curadoria colaborativa, reúne cerca de 100 itens de nosso acervo – como pinturas, fotografias, itens de numismática e vestuário de época.

Visão geral da exposição "10 objetos: outras histórias" - prorrogada até 30 de julho

Visão geral da exposição “10 objetos: outras histórias” – prorrogada até 30 de julho

A exposição está organizada em quatro módulos: “Desmonte do morro do Castelo”; “Efervescência carioca”; “Exposição Internacional Comemorativa do Centenário da Independência”; e “Criação do Museu Histórico Nacional”. Saiba mais (link).

Já a exposição “10 objetos: outras histórias” (link) faz a ponte entre 1922 e 2022, indicando novos caminhos na forma de abordar a história e seus objetos por parte do museu. Que histórias podem ser contadas a partir de 10 objetos?

Uma camisa de futebol, a capa de uma revista, uma boneca ou uma medalha comemorativa se entrelaçam para gerar perguntas e provocações, pois dentro de um museu de história, as peças ganham novos sentidos, conectando pessoas a memórias.

As exposições têm patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Associação dos Amigos do MHN. O museu funciona de quarta a sexta, das 10h às 17h; sábado e domingo, das 13h às 17h – entrada franca. Para outras informações, faça contato pelo endereço eletrônico faleconosco.mhn@museus.gov.br.

Foto: Divulgação MHN

MHN prorroga até 30 de julho as exposições “Rio-1922” e “10 objetos”