SemanaMuseus2021_MHN_Site.png

Semana de Museus 2021: confira a programação virtual do MHN

O Dia Internacional de Museus é celebrado a cada 18 de maio. No Brasil, centenas de instituições celebram a data durante a Semana de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) desde 2003 –  e  que conta com uma programação virtual do Museu Histórico Nacional. 

Com o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, a 19ª edição  da Semana de Museus acontece entre os dias 17 e 23 de maio – mais uma vez proposta em formato virtual devido à pandemia em curso. O Museu Histórico Nacional vai oferecer três atividades para seus públicos durante esta semana.

Aquarela de Reis Carvalho para a Comissão Científica do Império

Aquarela de Reis Carvalho para a Comissão Científica do Império (1856-1861)

No dia 17 de maio, entra no ar mais uma exposição virtual inédita na plataforma Google Arts & Culture: “Reis Carvalho – um pintor na Comissão Científica de 1859”.

A mostra traz desenhos e aquarelas documentais do pintor Reis Carvalho (1798-1892), artista que acompanhou a Comissão Científica do Império ao sertão brasileiro (1859-1861). Além do acervo do MHN, a exposição multimídia conta com itens da Biblioteca Nacional e Museu Nacional/UFRJ.

A Comissão Científica Exploratória das Províncias do Norte, conhecida também como Comissão Científica do Império, apesar de não ter sido a primeira expedição exploradora patrocinada pelo Império do Brasil, foi a primeira cujos participantes eram brasileiros.

Educação museal e decolonialidade
Já no dia 18, às 15h, acontece o webinário de lançamento do quinto e último volume da série de livros digitais acessíveis do MHN “Educação museal: conceitos, história e políticas”, cujo tema  é “Educação museal e cibercultura & Acessibilidade em museus e educação”.

A atividade vai reunir os organizadores da coleção Andréa Costa (Museu Nacional/UFRJ), Fernanda Castro (MHN/Ibram) e Ozias Soares (Museu da Vida/Fiocruz) para um bate-papo com o público sobre a coleção no canal do MHN no YouTube. A atividade homenageia a educadora paraense Helena Quadros, recentemente falecida, que participou como autora no primeiro volume da coleção.

Capa do quinto volume da série de livros digitais do MHN sobre Educação museal

Capa do quinto volume da série de livros digitais do MHN sobre Educação museal

E no dia 21 de maio, também às 15h, acontece um bate-papo também no canal do Youtube do MHN sobre a montagem da exposição “Brasil decolonial: outras histórias” – desenvolvida pelo MHN com o Projeto Echoes/Universidade de Coimbra e Unirio.

Participam da atividade a historiadora do MHN Aline Magalhães, a museóloga do Ibram Amanda Oliveira e a professora da Unirio Keila Grinberg. As intervenções artísticas e textuais na exposição de longa duração do MHN trazem reflexões sobre temas atuais, com destaque para o racismo estrutural, e estará disponível ao público quando da reabertura do museu.

Outras informações sobre a Semana de Museus 2021 podem ser obtidas pelo endereço eletrônico faleconosco.mhn@museus.gov.br. O Museu Histórico Nacional segue fechado ao público devido à pandemia em curso e não há previsão para reabertura.

Texto: Ascom/MHN
Imagem (Reis de Carvalho): Arquivo Histórico MHN/Divulgação

Semana de Museus 2021: confira a programação virtual do MHN

Related Posts