Museologia2_Numismatica_MHN.jpg

Seminário MHN deste ano tem como tema “Pesquisa em museus”

Entre os dias 7 e 10 de outubro de 2019, acontece o Seminário MHN “Pesquisa em museus”. Nesta edição, a atividade será ampliada e conta também, além de mesas redondas, com comunicações orais.

No dia 7 de outubro tem início a edição do Seminário MHN 2019, que acontece desde os anos 2000 para marcar a data de criação do museu em 1922. Com o tema “Pesquisa em museus”, o seminário acontece até 10 de outubro e será desenvolvido em parceria com o Museu da República.

A presença do público durante o Seminário MHN realizado em 2018

O tema foi escolhido a partir do panorama de pesquisas no âmbito dos museus que compõem a estrutura do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), ao qual o MHN e o Museu da República são vinculados, tendo em vista o seu fortalecimento no decorrer dos anos.

Nos dias 7 e 8 de outubro estão programadas mesas redondas no MHN, com convidados de diversas instituições e profissionais do MHN, que irão abordar temas que conectam museus à arquitetura, coleções, histórias pessoais, digitalização e processos decoloniais.

A conferência de abertura tem como foco Gustavo Barroso (1888-1959), político, escritor e museólogo, primeiro diretor do MHN e pioneiro no campo de pesquisa museal. Neste ano, completam-se 60 anos de sua morte.

Já nos dias 9 e 10 de outubro, integrando a programação do seminário, tem lugar o primeiro seminário do Pibic-CNPq/Ibram no Museu da República. A atividade conta com os participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (Pibic) do Ibram, que apresentam suas pesquisas concluídas e em andamento.

Museu da República no Rio é parceiro do MHN na realização do seminário 2019

A programação também conta com discussões sobre “pesquisa em educação museal” e “História, pesquisa e imprensa”. Confira a programação completa do Seminário MHN 2019.

Rafael Zamorano, coordenador do Núcleo de Pesquisa do MHN, e membro do comitê organizador do evento, acredita que a produção de conhecimento, como as pesquisa dentro dos museus, gera inovação, e que isso fica claro na importância dada por instituições de fomento – como o CNPq que apoia a iniciativa.

A participação no seminário é gratuita e não será necessária inscrição prévia para participar. Não serão emitidos certificados para ouvintes. Para mais informações, entre em contato com o Núcleo de Pesquisa pelo endereço eletrônico mhn.pesquisa@museus.gov.br.

Fotos: Ibram e MHN/Divulgação

Seminário MHN deste ano tem como tema “Pesquisa em museus”