Conservacao1.jpg

Circuito expositivo do MHN passa por processo de conservação e documentação

Neste mês, o Museu Histórico Nacional conclui uma força-tarefa com foco na conservação e documentação de 400 itens expostos nas vitrines do circuito de longa duração.

Iniciado em novembro, o trabalho está sendo coordenado pelos núcleos de Acervo e Exposição, com o apoio das equipes de manutenção e serviços gerais. Devido ao fechamento do museu durante a pandemia de covid-19, a abertura das vitrines vinha sendo feita apenas sob demanda.

Cerca de 400 itens em vitrines passam por conservação no MHN neste final de ano

Cerca de 400 itens em vitrines passam por conservação no MHN neste final de ano

Neste ano, teve início um mapeamento e diagnóstico quanto à conservação dos cerca de três mil itens expostos, sendo então definidas as prioridades.

“Além da conferência do estado de conservação dos objetos, aproveitamos para realizar a checagem de dados de documentação, como o número de registro, e a realização de fotografias, que alimentam a base de dados on-line do MHN”, explica a museóloga Paula Aranha.

“Tentamos ainda melhorar o ambiente para acondicionamento do objeto na vitrine, especialmente quanto ao suporte expográfico”, conta Valéria Abdalla, também museóloga. “Caso haja demanda de intervenção no item, ele segue para o Laboratório de Conservação e Restauração do MHN”.

Para o primeiro semestre de 2024, mais 400 itens deverão ser revistos. Esta segunda etapa é considerada mais complexa, pois envolve vitrines com um grande número de itens. Está previsto ainda a elaboração de um projeto específico para a conservação e restauração de têxteis.

O trabalho conta com o apoio da Associação dos Amigos do MHN, especialmente quanto à aquisição de materiais para tratamento e higienização das peças.

Conheça o acervo do MHN na base on-line Tainacan (link). Para outras informações, escreva para faleconosco.mhn@museus.gov.br.

Texto: Ascom/MHN
Foto: Divulgação MHN

Circuito expositivo do MHN passa por processo de conservação e documentação

Related Posts