Visitamediada_Engenho_MHN.jpg

Confira as visitas mediadas do mês de novembro no MHN

O projeto Bonde da História continua com as visitas mediadas aos finais de semana do mês de novembro. Nos feriados dos dias 15 e 20 também acontecem atividades.

Todos os sábados deste mês, o MHN oferece a visita mediada “10 objetos que contam a nossa história”. Os monitores destacam peças relevantes de nossa coleção em exposição, de diversas épocas, para um passeio pela história do Brasil. A visita, voltada para os públicos jovem e adulto, acontece nos sábados 2, 9, 16, 23 e 30 de novembro, sempre às 14h.No dia 16, a visita também acontece em Libras.

Em todos os sábados de novembro, acontece a visita mediada "10 objetos que contam nossa história"

Em todos os sábados de novembro, acontece a visita mediada “10 objetos que contam nossa história”

No primeiro domingo do mês (3), às 14h, o Bonde da História “Mitos e Mentiras do Brasil” convida os públicos jovem e adulto a redescobrir momentos importantes relacionados à trajetória do Brasil e que são marcados por versões historicamente questionáveis – como os rituais antropofágicos, a Inconfidência Mineira e o tráfico negreiro.

Neste dia, às 15h, crianças, jovens e acompanhantes são convidados a participar do Bondinho da História:” Pintando as memórias do Rio”. O público visita as telas ovais de Leandro Joaquim (1738-1798), participa de uma roda de conversa e tomar parte em uma oficina de pintura, onde poderá deixar a imaginação fluir para retratar o Rio atual.

No domingo (10), às 14h, acontece o Bonde da História “O Rio de Janeiro na exposição do MHN”. A visita, voltada para o público adulto, propõe conexões entre a história do Rio e a do próprio Museu Histórico Nacional, por meio de itens em exposição e da arquitetura.

Já às 15h, neste mesmo dia, crianças e acompanhantes podem participar da visita mediada do Bondinho da História. “Quem foi Aimberê?, que  resgata a história do guerreiro chefe dos Tupinambás e da confederação dos Tamoios, mostrando sua luta contra a invasão portuguesa no Rio de janeiro e a defesa do território brasileiro.

Proclamação da República
Na comemoração dos 130 anos da Proclamação da República, o MHN apresenta um Bonde da História especial para jovens e adultos. No dia 15, às 14h, a  visita mediada “Proclamação da República”  passa pelo circuito de longa duração abordando a decadência do Segundo Império e a ascensão do movimento republicano no Brasil.

O projeto Bonde da História organiza visitas mediadas para crianças, jovens e adultos

No domingo (17), às 14h, o Bonde da História tem como tema: “A presença negra no acervo do MHN”. Voltada para o público adulto, a visita aborda, a partir da exposição de longa duração, a presença das matrizes africanas e a produção cultural afro-brasileira, sendo uma de nossas visitas mais populares.

Neste mesmo dia, às 15h, o Bondinho da História tem como tema: “O mito yourubá de Oxalá na criação do mundo”. Voltada para crianças, jovens e acompanhantes, aborda uma versão diferente sobre a criação do mundo.

Consciência negra
No feriado do Dia da Consciência Negra (20) , e no domingo (24),  às 14h, o setor educativo do MHN convida jovens e adultos a conhecer objetos da exposição de longa duração que evocam a memória da umbanda. Religião brasileira criada no início do século 20, ela sintetiza influências religiosas africanas, indígenas e cristãs, e tem papel essencial na formação da cultura brasileira.

No domingo (24), às 15h, acontece o Bondinho da História de tema  “Museu, memórias, mulheres e meninas”. Os educadores MHN propõem uma roda de conversa, seguida de atividade lúdica, para que os participantes possam conhecer mulheres inspiradoras da história do Brasil a partir de nosso acervo em exposição.

Como participar
Aos finais de semana e feriados, o MHN funciona das 13h às 17h. Não há necessidade de agendamento ou inscrição para participar das visitas mediadas: o encontro com os monitores acontece na recepção do museu nos horários indicados. As atividades têm sessão única e, de acordo com o número de participantes, pode acabar um pouco antes ou depois do horário previsto. Há estacionamento gratuito no MHN – respeitando o número de vagas existente.

A entrada aos sábados custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Confira as gratuidades em nossa página web. Já aos domingos, dia de entrada gratuita, as visitas abordam temas diversos e são voltadas também para o público infantil.

Mais informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br ou pelo telefone (21) 3299.0324.

Texto e fotos: Ascom/MHN

Confira as visitas mediadas do mês de novembro no MHN