CopaMHN2_Retrospectiva2018.jpg

Educação museal: linha de pesquisa realiza encontros mensais no MHN

Neste ano, a linha de pesquisa “Educação museal: conceitos, história e políticas” passa a se reunir mensalmente no Museu Histórico Nacional com educadores, profissionais de museus, pesquisadores e estudantes.

Vinculada ao grupo de pesquisa “Escritas da história em museus: objetos, narrativas e temporalidades”, do MHN/CNPq, o objetivo da ação é a formação continuada no campo, a produção de conhecimento de informação em educação museal, a elaboração teórica coletiva e construção de ferramentas e metodologias aplicáveis à prática educativa em museus.

O calendário 2019 inclui cursos, mesas redondas, encontros e e apresentações de pesquisas. Confira a programação para o primeiro semestre do ano.

No dia 28 de fevereiro, das 10h às 13h, acontece a primeira reunião da linha de pesquisa em 2019, que vai realizar a leitura e debate de termos e conceitos do Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM) – disponível para download gratuito.

Atividade de educação museal no auditório do MHN: junho de 2018

Entre os dias 26 e 28 de março, acontece o “Curso básico de educação museal” – com carga horária de 20h. O objetivo é introduzir a educação museal como conceito, prática e tema de estudo e pesquisa.

O evento acontece das 9h30 às 16h30 nos três dias, sendo voltado para estudantes e graduados em Museologia, Pedagogia e áreas afins.

Já no dia 25 de abril, das 10h às 13h, acontece a mesa redonda “Educação museal: campo em construção”, que tem como convidada a doutora em Educação Isabel Van Der Lay Lima.

O debate e estudo relacionados à educação museal no Brasil e na América Latina têm espaço garantindo no mês de maio. O evento acontece no dia 30, das 10h às 13h.

O último evento da linha de pesquisa no primeiro semestre acontece no dia 27 de junho, das 10h às 13h, que vai realizar a leitura e debate de termos e conceitos do Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM)

A ementa da linha de pesquisa está disponível na página do Grupo “Escritas da história em museus” no diretório do CNPq. Para dúvidas e mais informações, entre em contato com o Núcleo de Educação do MHN pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br.

Texto e fotos: Ascom/MHN

Educação museal: linha de pesquisa realiza encontros mensais no MHN