SinhaMoca_SophiaJobim_Divulgacao.png

“Live” apresenta projeto de restauração de peças da coleção Sophia Jobim

O Museu Histórico Nacional preserva todo o acervo da figurinista, museóloga, professora e colecionadora Sophia Jobim (1904-1968). Entre milhares de itens de diversas tipologias, destaca-se a coleção de indumentária.

Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Associação de Amigos do MHN, 74 peças de indumentária da coleção foram conservadas, restauradas e fotografadas entre 2021 e 2022. Posteriormente, o material estará acessível on-line.

Sophia Jobim trabalhando em seu ateliê (s/d) em foto do Arquivo Histórico do MHN

O resultado do trabalho de restauro será apresentado em uma ‘live’ no dia 15 de fevereiro, às 15h, com as participações de Jeane Mautoni, museóloga responsável pela Reserva Técnica do MHN; Márcia Cerqueira, museóloga e restauradora; e Madson Oliveira, professor e pesquisador da EBA/UFRJ.

Na atividade ao vivo, será abordado o processo de tratamento das peças, como os critérios de escolha de cada item para restauro, além de uma apresentação sobre a coleção de indumentária Sophia Jobim. Para assistir e participar, basta acessar o canal do MHN no YouTube.

Sobre a coleção
A coleção de indumentária que pertenceu a Sophia Jobim é composta por 690 itens, com destaque para acessórios, objetos de adorno e peças de indumentária, como trajes históricos e etnográficos, que chegam a 360 peças do total. As peças têm origens distintas – como México, Grécia, França, Sudão, Israel e Mauritânia.

A coleção possui um valor inestimável para pesquisadores. Atualmente, é uma das mais requisitadas no museu, o que justificou o projeto de conservação, sobretudo, considerando-se a permanência das peças no acervo do MHN desde 1968.

A conservação de têxteis envolve uma série de ações que visam aumentar a resistência do objeto aos agentes físicos, químicos e biológicos. Entre essas ações realizadas, vale destacar a higienização, pequenos reparos, contenção de rasgos, isolamento de elementos metálicos para evitar a corrosão, estabilização dos objetos e o acondicionamento de maneira correta.

Texto: BriefCom/Divulgação
Foto da capa: peça restaurada da coleção Sophia Jobim (detalhe)

“Live” apresenta projeto de restauração de peças da coleção Sophia Jobim