MedalhaAAMHN.jpg

AAMHN entrega medalhas e faz homenagem póstuma a ex-diretora do MHN

No dia 9 de fevereiro, a Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional (AAMHN) realizou a entrega de 12 medalhas Henrique Sérgio Gregori, relacionadas aos anos de 2020, 2021 e 2022.

Desde 1990, a entidade faz a entrega das medalhas a pessoas, empresas e representações diplomáticas que se destaquem por relevante colaboração com o MHN.

Entre os contemplados com a medalha encontra-se o Instituto Cultural Vale, patrocinador do Plano Anual do museu nos anos de 2021 e 2022, membros da AAMHN, ex-diretores do museu e dois servidores do MHN: Pedro Paulo Lima, que trabalha no MHN desde 1986; e Simone Kimura, funcionária desde 2013.

A presidente do Ibram, Fernanda Castro, e a presidente da AAMHN, Maria Linhares

A cerimônia foi marcada por uma homenagem póstuma a Solange Sampaio Godoy, primeira mulher a dirigir o MHN e uma das fundadoras da associação – falecida em janeiro passado.

Com a presença da filha, neta e esposo de Solange Godoy, foi entregue a medalha Gustavo Barroso do MHN ‘in memoriam’. A historiadora do Museu Paulista/USP, Aline Montenegro, leu uma carta dedicada à Godoy, que teve papel relevante na museologia brasileira por mais de meio século.

Participaram da cerimônia a presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Fernanda Castro, representando a ministra da Cultura, Margareth Menezes; a presidente da AAMHN, Maria Linhares, e demais membros da direção; e o diretor substituto do MHN, Pedro Heringer; entre outras autoridades e representantes de museus.

Joana Martins, do Instituto Cultural Vale; Heleny Castro, da AAMHN e Conde

Joana Martins, do Instituto Cultural Vale; Heleny Castro, da AAMHN e Luciana Conde, que recebeu a medalha HSG em nome de Marcelo Conde

No evento, a AAMHN apresentou sua página web e perfil na rede social Instagram, estabelecendo novos canais de contato com o público e dando visibilidade a projetos e ações do MHN que têm apoiado ao longo de três décadas.

Fotos: Marco Guimarães/Divulgação

AAMHN entrega medalhas e faz homenagem póstuma a ex-diretora do MHN