Fachada_MHN.jpg

MHN oferece visitas temáticas aos sábados durante o mês de agosto

O projeto Bonde da História, que organiza visitas mediadas temáticas à exposição de longa duração do MHN, traz uma novidade este mês: além das costumeiras atividades aos domingos, todos os sábados de agosto têm uma visita programada para o público jovem e adulto.

Em “10 objetos que contam a nossa história” os monitores destacam uma lista de peças que vão do início da ocupação do território ao Brasil do nosso tempo. Forma de pão de açúcar, almofariz, anjinho, borduna, carteira de trabalho são alguns itens que o público terá a chance de conhecer de perto e saber mais das histórias que as cercam.

A visita acontece nos dias 3, 10, 17, 24 e 31 de agosto, sempre às 14h. A entrada aos sábados custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Confira gratuidades em nossa página web. Já aos domingos, dia de entrada gratuita, as visitas abordam temas diversos ao longo do mês e são voltadas também para o público infantil.

Culturas indígenas e história da umbanda
No primeiro domingo (3), às 14h, acontece um Bonde da História que propõe ao público adulto uma visita ao acervo de origem indígena em nossa exposição. “A presença indígena no acervo do MHN” destaca a contribuição das diferentes culturas indígenas para a formação da sociedade brasileira. A proposta também é refletir sobre a representatividade dos grupos indígenas nos museus e espaços de memória brasileiros.

Culturas indígenas: agosto traz visita mediada sobre acervos de origem indígena no museu

Culturas indígenas: agosto traz visita mediada sobre o acervo de origem indígena no MHN

Às 15h, crianças e jovens (7 a 14 anos), e acompanhantes, podem tomar parte no Bondinho da História “Museu, memórias e meninas” propõe uma roda de conversa, seguida de atividade lúdica, para que os participantes possam conhecer mulheres inspiradoras e o protagonismo que tiveram na história do Brasil.

No domingo 11, às 14h, o tema do Bonde da História é “O Rio na exposição do MHN”. A visita mediada passa por vários espaços do museu, buscando, por meio de itens em exposição e da arquitetura, conexões entre a história da cidade do Rio de Janeiro e a história do próprio Museu Histórico Nacional – que completará 100 anos em 2022.

Já às 15h, a atividade voltada para crianças entre 3 e 7 anos, e acompanhantes, propõe desvendar segredos guardados no museu. O Bondinho da História “Detetives do MHN” tem roda de conversa e atividade lúdica dentro de nossa exposição de longa duração.

No dia 18, às 14h, acontece uma de nossas visitas mais populares entre o público. “A umbanda na história do Brasil”. Por meio de itens em exposição, os educadores propõem uma leitura sobre a religião brasileira criada no início do século XX, que sintetiza influências religiosas africanas, indígenas e cristãs.

As crianças de 6 a 10 anos, e seus acompanhantes, poderão participar, às 15h, de uma brincadeira de perguntas e respostas com o Bondinho da História “Brincando no pátio dos Canhões”. A visita mediada acontece no pátio Epitácio Pessoa, também conhecido por pátio dos Canhões, onde estão expostas uma coleção de canhões e outras peças históricas.

O pátio dos Canhões é um dos locais do MHN que será alvo de visita mediada para crianças

E no último domingo de agosto (25), às 14h, às 14h, o Bonde da História “Mitos e Mentiras do Brasil” convida o público jovem e adulto a redescobrir momentos importantes relacionados à trajetória do Brasil e que são marcados por versões historicamente questionáveis – como os rituais antropofágicos, a Inconfidência Mineira e o tráfico negreiro.

Às 15h, crianças de 6 a 12 anos, e acompanhantes, para conhecer uma versão diferente sobre a criação do mundo no Bondinho da História “O mito yourubá de Oxalá na criação do mundo e a prisão no Reino de Xangô”. A contação de história pelos fala da criação do mundo e de uma lenda que relaciona os orixás Oxalá e Xangô. A seguir, os participantes exercitam a criatividade em uma oficina de criação de bonecos.

Como participar
Aos finais de semana e feriados, o MHN funciona das 13h às 17h. Não há necessidade de agendamento ou inscrição para participar das visitas mediadas: o encontro com os monitores acontece na recepção do museu nos horários indicados.

As atividades têm sessão única e, de acordo com o número de participantes, pode acabar um pouco antes ou depois do horário previsto. Há estacionamento gratuito no MHN – respeitando o número de vagas existente

Mais informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br ou pelo telefone (21) 3299.0324.

Texto e fotos: Ascom/MHN

MHN oferece visitas temáticas aos sábados durante o mês de agosto