BondeHistoria_MHN2.jpg

Semana de Museus 2019: MHN tem visita gratuita e ampla programação

O mês de maio coloca os museus no centro das atenções com a celebração do Dia Internacional de Museus no próximo dia 18. Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana de Museus 2019 traz atividades em milhares de instituições em todo o país.

E o Museu Histórico Nacional propõe uma programação especial. Visitas mediadas, lançamento de cartão fidelidade, seminário e roda de conversa têm destaque. Além disso, no período de 11 a 19 de maio, a entrada no MHN é gratuita para visitar nossa exposição de longa duração e a exposição temporária “Rios do Rio: as águas doces cariocas ontem e hoje”.

SemanaMuseus2019_IbramNo dia 11 (sábado), às 14h, acontece o Bonde da História “As faces do Brasil em 10 objetos”, voltada para o público adulto. A visita percorre todo o circuito expositivo de longa duração e se detém em itens considerados de destaque para a história do país.

Excepcionalmente às 14h30, é a vez do Bondinho da História com o tema “Pinturas rupestres: cores, aroma, formas e texturas”. A educadora convidada Sueli Mendonça promove uma oficina multissensorial na qual o público de todas as idades poderá conhecer alguns pigmentos utilizados pelos primeiros habitantes do nosso território nas pinturas rupestres. Os visitantes poderão explorar cores, texturas e aromas dos pigmentos e, a seguir, produzir sua própria criação.

“Nosso sagrado”
No domingo (12) acontece o Bonde da História “A umbanda na história do Brasil”, uma de nossas visitas mediadas mais populares entre jovens e adultos. A atividade conta com a presença de Jorge Santana, historiador e doutorando em Ciências Sociais da UERJ, também um dos diretores do documentário “Nosso sagrado” (2017, 31min.), que será exibido logo após a visita. A produção investiga a perseguição e o racismo religioso contra o candomblé e a umbanda, que foram criminalizadas na Primeira República e na Era Vargas. A edição especial do Bonde começa excepcionalmente às 13h.

E às 15h é a vez do Bondinho da História “O mito yorubá: Oxalá na criação do mundo”. Voltado para crianças de 6 a 12 anos, e acompanhantes, a visita propõe uma outra versão da criação do mundo a partir da visão yorubá. A seguir, as crianças participam de oficina de bonecos.

“O futuro das tradições”
No dia 13 (segunda), das 9h30 às 17h, acontece o Seminário “O futuro das tradições: construindo o Programa Educativo Cultural do MHN”, que traz para a perspectiva do museu o tema da 17ª Semana de Museus: “Museus como núcleos culturais – o futuro das tradições”.

Nos dias 9 e 23, há atividades acessíveis para pessoas com deficiência visual

Acessibilidade: experiência tátil faz parte das atividades mediadas durante a Semana de Museus 2019

A mesa de abertura conta com a presença de Mila Chiovatto, coordenadora do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo, e Fernanda Castro, educadora do MHN.

A atividade é uma parceria entre MHN, Rede de Educadores em Museus do RJ, que comemora 15 anos, e o projeto Museu de Ideias, sendo voltada para profissionais de museus, educadores museais, pesquisadores, estudantes e interessados no tema. Não é necessário inscrição prévia para participar. Haverá emissão de certificado para os participantes.

No dia 15 de maio (quarta), das 14h às 17h, acontece a roda de conversa “O futuro das tradições: pessoas com deficiência e o direito à cultura”, voltada para profissionais da área cultural e pessoas com e sem deficiência interessadas no assunto, o encontro visa discutir a acessibilidade nos espaços culturais na contemporaneidade a partir de pessoas com experiência na área. Não é necessário inscrição prévia para participa e a haverá intérprete de Libras.

Cartão fidelidade
No dia 18 de maio (sábado), às 14h, o Bonde da História tem como tema “10 objetos que fizeram nossa história”. Voltada para o público adulto, a visita percorre todo o circuito expositivo de longa duração e se detém em itens considerados de destaque para a história do Brasil. A atividade será acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva.

"Museólogo por um dia": atividade para crianças explica como é o trabalho em um museu

“Museólogo por um dia”: atividade para crianças explica como é o trabalho em um museu

Às 15h, o Bondinho da História tem como tema “Do móvel ao automóvel”. Voltada para crianças de 3 a 10 anos, e acompanhantes, a visita mediada a nossa exposição de meios de transporte terrestres conta com o auxílio do recurso de realidade aumentada. A seguir, acontece uma oficina de colagem.

No último dia da 17ª Semana de Museus, 19 de maio (domingo), com o objetivo de estimular a participação do público nas visitas ao MHN, o Núcleo de Educação lança seu cartão fidelidade: a cada quatro participações em visitas mediadas, o usuário recebe brindes relacionados ao Museu Histórico Nacional.

Neste dia, o Bonde da História tem como tema “A presença negra no acervo MHN”, às 14h. Voltada para o público adulto, a visita aborda a presença da matriz africana e afro-brasileira em nossa exposição de longa duração e a contribuição negra para a sociedade brasileira.

“Museólogo por um dia” é o Bondinho da História, que começa às 15h, voltado para crianças entre 5 e 10 anos e acompanhantes.  Aproveitando a passagem do Dia Internacional de Museus, a atividade busca estimular a curiosidade das crianças sobre a profissão de museólogo através de dinâmicas que simulam algumas das funções exercidas pelos profissionais de museus.

Mais informações sobre a Semana de Museus 2019 no MHN podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br. Aos finais de semana, informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3299. 0324. Saiba mais sobre a 17ª Semana de Museus na página do Ibram.

Fotos: Divulgação/MHN

Semana de Museus 2019: MHN tem visita gratuita e ampla programação