MHN_FachadaPrincipal_Divulgacao.jpg

Seminário MHN 2022: programação cultural e acadêmica marcam o aniversário do museu

Em 2022, o Seminário do Museu Histórico Nacional acontece entre os dias 12 e 14 de outubro com o tema “Independências num museu centenário: outros 200, outras histórias”. Neste ano, além de mesas de debate, o museu oferece ao público uma programação cultural gratuita no dia em que celebra seu centenário.

No dia 12 de outubro, data em que o MHN abriu pela primeira vez suas portas ao público, acontece a programação cultural do seminário deste ano; e nos dias 13 e 14 de outubro, as mesas de debate.

O festival, que ocupará o museu durante o feriado nacional, das 10h às 17h, virá com uma programação que envolve atividades diversas, agrupadas sob o mote “Escuta, conexão e outras histórias”.

Seminário MHN 2022 terá programação cultural e científica entre os dias 12 e 14 de outubro

O Seminário MHN 2022 terá programação cultural e acadêmica entre os dias 12 e 14 de outubro de 2022

Estão previstos visitas mediadas, rodas de conversa, música, exibição de filmes, exposição de fotografia, lançamento de livro, além de atividades para crianças e espaço de alimentação. A proposta é a ampliação dos públicos para um museu cada vez mais conectado com a sociedade contemporânea.

Tendo em vista a criação do museu no centenário da independência do Brasil (1922), a efeméride do bicentenário neste ano abre caminho para se ampliar os diálogos nas mesas de debate do Seminário MHN, nos dias 13 e 14 de outubro de 2022, das 9h às 16h.

Professores, pesquisadores, representantes de comunidades e grupos sociais abordarão, sob diferentes perspectivas, temas relacionados à independência, dois séculos depois, e ao próprio MHN – agora uma instituição centenária.

O Seminário MHN 2022 tem patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), apoio do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) e Museu Paulista (USP), e é uma realização do Museu Histórico Nacional, Associação dos Amigos do MHN e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A programa completa do Seminário MHN 2022 estará disponível em breve.Todas as atividades são gratuitas e não é preciso inscrição prévia para participar. Para as mesas de debate, haverá intérprete de Libras e certificado de participação.Outras informações pelo endereço eletrônico faleconosco.mhn@museus.gov.br.

Imagem: Divulgação/MHN