MHN_Divulgacao.jpg

Confira a programação do MHN para a Primavera dos Museus 2022

A 16ª Primavera dos Museus chega mais cedo ao Museu Histórico Nacional. De 15 a 29 de setembro, uma programação especial gratuita aborda o tema proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus para a edição deste ano – “Independências e museus: outros 200, outras histórias” -, além do centenário do MHN. Todas as atividades contam com intérprete de Libras.

Conversas na galeria
A exposição “Rio-1922”, em cartaz desde maio, celebra os 100 anos do MHN em 2022 e traz uma centena de itens que contam sobre a cidade do Rio de Janeiro e a criação do museu naquele ano. Como parte da programação paralela, convidados pesquisadores para “conversas na galeria” durante a Primavera dos Museus. Serão abordando três módulos da exposição . As “conversas na galeria” começam sempre às 14h30.

Exposição "Rio-1922": pesquisadores realizam "conversas na galeria" durante a Primavera dos Museus 2022

Exposição “Rio-1922”: pesquisadores realizam “conversas na galeria” durante a Primavera dos Museus 2022 (foto: Jaime Acioli/MHN)

No dia 15 de setembro, Naylor Vilas-Boas, arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, trata do desmonte do morro do Castelo. Marco da cidade colonial, o morro veio abaixo para a construção dos pavilhões da Exposição Internacional Comemorativa do Centenário da Independência em 1922.

A seguir à visita, serão apresentados, no auditório, os projetos de reconstrução em 3D do morro do Castelo e dos pavilhões da exposição.

No dia 23, a arquitetura dos pavilhões da Exposição de 1922 é o mote do encontro. Ruth Levy, arquiteta, escritora e museóloga do Museu Eva Klabin, conversa com o público sobre as tendências arquitetônicas dos pavilhões nacionais e internacionais da exposição, que atraíram mais de três milhões de pessoas.

Na sequência, acontece uma sessão de autógrafos do livro “A exposição do Centenário e o meio arquitetônico carioca no início dos anos 1920” – lançado por Ruth Levy em 2010 (ed. EBA/UFRJ).

A efervescência cultural, social e política na cidade do Rio nos anos 1920, ainda capital do Brasil, traria mudanças tanto para a cidade quanto para o país. Antônio Edmilson Rodrigues, escritor e professor de história na PUC-Rio e na UERJ, aborda os principais pontos desse período no dia 29 de setembro. A seguir, uma mostra de filmes curtos dos anos 1920, a partir do acervo do Centro Técnico Audiovisual, completa a programação.

Capa do volume 6 da coleção digital acessível do MHN "Educação museal"

Capa do volume 6 da coleção digital acessível do MHN “Educação museal”

Educação museal
No dia 19 de setembro, às 15h, acontece uma “live” de lançamento do volume 6 da coleção “Educação museal” do MHN, com o título “Paulo Freire e a educação museal: dos vínculos históricos às ações para o esperançar”.

Participam da atividade três dos organizadores do volume digital: Fernanda Castro,(educadora e diretora Substituta do MHN), Juliana Siqueira (Especialista Cultural do Arquivo Municipal de Campinas/SP) e Thiago Consiglio (doutorando em Educação na UFSCAR – Sorocaba/SP). A atividade acontece em nosso canal do YouTube e o público pode participar ao vivo pelo chat da transmissão.

Roda de conversa
Dando sequência à escuta e ao diálogo com representantes de diferentes grupos sociais, acontece no dia 21 de setembro, às 15h, a segunda roda de conversa com o tema “povos originários do Brasil”.

A reformulação conceitual e expográfica do módulo “Oreretama” do circuito expositivo, que aborda o Brasil antes da chegada dos portugueses e as culturas dos povos originários, será abordada durante o encontro.

As rodas de conversa acontecem desde o ano passado em torno do tema do centenário do MHN: “Escuta, conexão e outras histórias”.

Imagem do vídeo "Imagens da independência: que histórias contam?"

Imagem do vídeo “Imagens da independência: que histórias contam?” – que será apresentado ao público no dia 28 de setembro

Projeto “História para você”
E no dia 28 de setembro, ás 15h, acontece no auditório o lançamento do vídeo documentário “Imagens da independência: que histórias contam?“. A pergunta norteia o vídeo documentário, que discute aspectos da história e da memória da independência do Brasil, através de imagens clássicas.

Resultado de uma parceria entre UERJ, Unirio e MHN, após a sessão em nosso auditório, acontece um bate papo com a equipe do projeto.

Todas as atividades são gratuitas e contam com intérprete de Libras. Haverá emissão de certificado para quem participar de pelo menos duas das seis atividades – via assinatura em lista de presença no dia de cada sessão.Não é necessário inscrição prévia para participar.

Para mais informações, entre em contato pelo endereço eletrônico faleconosco.mhn@museus.gov.br. Acompanhe as atualizações pelo nosso perfil na rede social Instagram.

Texto: Ascom/MHN
Imagens: Divulgação
Última atualização: 22.9.2022

Confira a programação do MHN para a Primavera dos Museus 2022

Related Posts