NumismaticaparaTodos_MedalhaMHN100anos_edit.jpg

Casa da Moeda do Brasil apresenta medalha comemorativa do centenário do MHN

Nesta quarta (24), durante a abertura do evento “Numismática para todos”, foi apresentada, pela Casa da Moeda do Brasil, a medalha criada em homenagem aos 100 do Museu Histórico Nacional – eternizando, em metal nobre, a importância do MHN para a história do Brasil.

Com criação de Millie Britto e modelagem de Érika Takeyama, a medalha apresenta, em seu anverso, ao centro, a marca do centenário em destaque, criada por Gabriel Ferrari. A parte superior traz duas imagens marcantes da fachada do MHN: as palmeiras imperiais e o portão da Minerva.

Medalhas em prata e bronze, lançadas pela Casa da Moeda, marcam o centenário do MHN

Medalha nas versões prata e bronze, lançada pela Casa da Moeda, marca o centenário do MHN

No reverso, o numeral 100 da marca comemorativa é apresentado ao centro, contendo a imagem dos azulejos do chafariz do pátio dos Canhões. Ao lado, está a marca da Casa da Moeda do Brasil.

As legendas “centenário do Museu Histórico Nacional”, “Escuta, conexão e outras histórias”, tema deste primeiro centenário, e a era 1922-2022 fazem ainda parte da composição.

A cerimônia de apresentação e entrega da medalha contou com as presenças da diretora Substituta do MHN, Fernanda Castro; do presidente da Sociedade Numismática Brasileira, Gilberto Tenor; do diretor de Governança, Orçamento e Finanças da Casa da Moeda do Brasil, Jean Pedrazza Reiche; e da diretora do Museu Nacional de Belas Artes, Daniela Matera, representando o presidente do Instituto Brasileiro de Museus.

Fez parte ainda da cerimônia o ato simbólico de descaracterização dos cunhos, que assegura a limitação da tiragem da medalha comemorativa, valorizando assim a obra no mercado de colecionismo.

O presidente da Sociedade Numismática Brasileira e a diretora Substituta do MHN na abertura do evento "Numismática para todos"

O presidente da Sociedade Numismática Brasileira e a diretora Substituta do MHN na abertura do evento “Numismática para todos”

Na sequência, uma visita mediada levou o público para conhecer itens da coleção de numismática do MHN na exposição “Rio-1922”, que celebra o centenário de criação do museu.

A medalha, produzida em prata e bronze, pode ser adquirida no estande da Casa da Moeda do Brasil, em uma edição de pré-venda especial, durante o evento “Numismática para todos”. Em setembro, a venda será aberta para toda a população na página web da da Casa da Moeda do Brasil.

O Evento “Numismática para todos”, realizado pela Sociedade Numimsática Brasileira e MHN, segue até sexta (26) com palestras, lançamentos e feira de colecionismo. Confira a programação completa.

Para outras informações sobre o Museu Histórico Nacional, faça contato pelo endereço eletrônico faleconosco.mhn@museus.gov.br.

Texto e fotos: Ascom/MHN
Imagem das medalhas: Casa da Moeda do Brasil/Divulgação