Fachada_CasaTrem_MHN.jpg

MHN e SNB realizam evento de numismática de 24 a 26 de agosto de 2022

Entre os dias 24 e 26 de agosto de 2022, o Museu Histórico Nacional (MHN) e a Sociedade Numismática Brasileira (SNB) realizam o evento “Numismática para todos”, que marca os 100 anos do museu e os 200 anos da independência do Brasil – celebrados neste ano.

Voltado ao colecionismo, divulgação científica, formação de público e comercialização de produtos, durante os três dias estão programadas palestras no auditório do museu, lançamento de livros, homenagem a mulheres numismatas, miniexposição, além de uma feira de itens de numismática.

Todas as atividades acontecem das 10h às 17h e têm entrada franca. Não é preciso inscrição prévia para participar nem retirada de ingressos.

Programação
No dia 24 de agosto, às 10h, durante a abertura do evento, acontece o lançamento da medalha comemorativa do centenário do MHN produzida pela Casa da Moeda do Brasil. A seguir, acontece uma visita mediada ao circuito expositivo do MHN com foco nos itens de numismática.

Na tarde do dia 24, a partir das 13h, começa o ciclo de palestras sobre temas relacionados à numismática. Os estudos abordam, por exemplo, a presença da numismática no MHN, na Biblioteca Nacional e no Museu da Imigração de São Paulo.

CapaLivroMedalhasAmato2022_editNo dia 25, a partir das 10h, serão lançadas duas publicações: “Livro das medalhas do Brasil “, em sua segunda edição, de Cláudio Patrick Amato; e “PPPP: as primeiras cunhagens de cobre para o Brasil e as colônias portuguesas da África”, de Giovanni Micelli Puperi (imagens de capa). Livro_Micelli_Lancamento _edit

A partir das 14h, recomeça o ciclo de palestras, com destaque para moedas romanas, cunhos e o projeto “Colecionador mirim” da SNB.

Na manhã do dia 26, último dia de programação, será apresentada, às 10h, a cédula fantasia “Mulheres numismatas do Brasil”, comemorativa ao Dia Internacional da Igualdade Feminina.

Às 14h, as quatro últimas palestras tratam de moedas produzidas pela Casa da Moeda do Brasil, colecionismo de medalhas e a relação do imperador dom Pedro II com a numismática.

Anverso da cédula fantasia "Mulheres numismatas do Brasil"

Anverso da cédula fantasia “Mulheres numismatas do Brasil”

Tanto a abertura quanto o ciclo de palestras acontecem no auditório do MHN, sendo emitidos certificados de participação.

No hall do auditório uma miniexposição, organizada pela área de numismática do museu, apresenta, entre outros, itens abordados nas palestras. Confira a programação completa.

A feira de numismática acontece no pátio da Minerva e conta com 18 expositores. Para mais informações, faça contato com a SNB através do endereço eletrônico snb@snb.org.br.

Para informações sobre o MHN, escreva para faleconosco.mhn@museus.gov.br.

Imagens: SNB/Divulgação

MHN e SNB realizam evento de numismática de 24 a 26 de agosto de 2022