ColecaoRT2_PatioCanhoes_edit.jpg

Retrospectiva MHN: confira os destaques de nossa programação em 2021

Em janeiro de 2021, o Museu Histórico Nacional estava fechado e sem perspectiva de reabertura devido à pandemia. Em dezembro, o museu estava reaberto ao público. Entre o presencial e o virtual, o museu desenvolveu ações de diversas matizes. A seguir, confira destaques das atividades em 2021.


Plano Anual

Com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional (AAMHN) e patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o MHN desenvolveu um conjunto de ações em seu Plano Anual 2021.

A sonorização de época da exposição “Do móvel ao automóvel”; a realização do Seminário MHN 2021; a exposição “Terra à vista e Pé na lua”; o lançamento de livro sobre o pátio dos Canhões, além de conservação e restauro de itens de acervo, foram contemplados no Plano Anual.

Exposições virtuais

Exposição on-line: Caricatura de Nair de Teffé da coleção do Arquivo Histórico do MHN

Exposição on-line: Caricatura de Nair de Teffé da coleção do Arquivo Histórico do MHN

Em parceria com a plataforma Google Arts&Culture, o MHN lançou cinco exposições em formato on-line ao longo do ano: “Rian: um traço feminino na caricatura”,  apresenta 26 caricaturas da fluminense Nair de Teffé – a primeira mulher caricaturista do Brasil.

“Reis Carvalho – um pintor na Comissão Científica de 1859” traz desenhos e aquarelas documentais do pintor José Reis Carvalho, artista que acompanhou a Comissão Científica do Império ao sertão brasileiro (1859-1861).

A exposição “Do Carioca ao Guandu: uma breve história do abastecimento do Rio de Janeiro” dá uma visão panorâmica sobre o abastecimento de água na cidade do Rio, indo do período colonial até meados do século 20, a partir de fotografias do acervo do museu. E em novembro, mês da Consciência Negra no Brasil, foram lançadas mais duas exposições: “A história de Maria Cambinda” e “Domingo de festa na fazenda: uma obra, muitas reflexões”, que trazem à tona aspectos das culturas africanas e afro-brasileiras.

Já a coleção digital “Pátio Epitácio Pessoa: o pátio dos Canhões”, lançada durante a Primavera dos Museus 2021, traz informações sobre 73 itens museológicos do acervo da Reserva Técnica do MHN presentes no pátio e está disponível na plataforma Acervo MHN.

Novas publicações

Capa do livro "Pátio Epitácio Pessoa: entre pedras, canhões e arcadas"

Capa do livro “Pátio Epitácio Pessoa: entre pedras, canhões e arcadas”

A série de livros digitais acessíveis “Educação Museal: conceitos, história e políticas” teve mais dois volumes lançados pelo Museu Histórico Nacional neste ano – chegando ao total de cinco volumes.

Organizada por Andréa Costa, Fernanda Castro e Ozias Soares, a proposta é contribuir para a difusão do conhecimento em educação museal e para a formação individual e coletiva dos profissionais e gestores da área. Os volumes estão disponíveis na pasta “Livros” da biblioteca digital do MHN:

O livro “Pátio dos Canhões: entre pedras, canhões e arcadas” é uma publicação bilíngue (inglês/português), ricamente ilustrada, que conta a história de um dos pátios mais populares do museu – oficialmente batizado pátio Epitácio Pessoa. A versão digital do livro está disponível para download gratuito.

Além de novos volumes dos Anais MHN, em 2021 também foram divulgados os temas e prazos para os dois dossiês temáticos de 2022, além dos temas de dossiês para o ano de 2023. Mulheres em museus, educação museal, os 200 anos da independência do Brasil e o centenário do MHN são alguns dos temas abordados nos próximos dossiês.

MHN 100 anos

No âmbito das preparações para o centenário do MHN, tiveram início as rodas de conversa “Escuta, conexões e outras histórias”. Trata-se de uma série de debates com diferentes setores da sociedade com o objetivo de refletir sobre o museu e ampliar a representatividade de grupos sociais no acervo, exposições, discursos, pesquisas e demais processos do museu. Foram cinco rodas de conversa on-line realizadas em 2021 e a ação segue em 2022.

Coleção Zaira Trindade em exposição no módulo "Cidadania" da exposição de longa duração do MHN

Coleção Zaira Trindade no módulo “Cidadania” da exposição de longa duração do MHN

Com o patrocínio da AAMHN, um concurso voltado a estudantes de graduação selecionou a marca comemorativa do centenário do MHN. Na primeira fase da seleção, uma banca de profissionais da área classificou duas marcas, que foram para votação popular: a marca vencedora foi produzida por um estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro..

Circuito expositivo

O Museu Histórico Nacional, após 18 meses fechado devido à pandemia de coronavírus, reabriu em setembro último. Na volta, o público pode conferir a exposição sobre os 150 anos da Granado, que estava em cartaz antes da pandemia começar.

O museu também apresentou ao público a nova sonorização de época para a exposição “Do móvel ao automóvel”. Em novembro, o museu reabriu todos os espaços com novidades: as intervenções do projeto Echoes, a reformulação do módulo “Cidadania” da exposição de longa duração, além da exposição temporária “Terra à vista e Pé na lua”.

Formação e educação

As sessões on-line do Seminário MHN 2021 aconteceram em outubro com o tema “Escutas, conexões e outras histórias nos museus”. A proposta de ouvir “outras histórias” significa possibilitar a pluralização da construção da história nacional nas ações do MHN e dialogou diretamente com a proposta de reflexão do museu em seu centenário.

Personagens de Ziraldo 'ocupam' o MHN até 20 de fevereiro de 2022

Personagens de Ziraldo ‘ocupam’ o MHN até 20 de fevereiro de 2022

O 2º Seminário Museu e Educação teve lugar em novembro, também em formato virtual, com o  tema “Educação museal e decolonialidade”. Um dos principais desafios para os museus na contemporaneidade, a necessidade de rever discursos, processos; narrativas e representações estiveram no eixo das atividades do seminário.

No âmbito de ações educativas, voltadas para públicos diversos, o projeto Bonde da História ganhou uma série de ‘lives’, apresentando o circuito expositivo do museu por meio da ferramenta Google Street View, e contando ainda com a participação de convidados em cada sessão.

O Museu Histórico Nacional funciona de quinta a sábado, das 10h às 16h. A entrada é franca e não há necessidade de retirada antecipada de ingressos.Confira os protocolos de segurança para visitantes.

Devido aos festejos de fim de ano, o museu está fechado ao público e reabre no dia 6 de janeiro de 2022. Para outras informações, faça contato pelo endereço eletrônico faleconosco.mhn@museus.gov.br.

Texto: Ascom/MHN
Imagens: Divulgação/MHN

 

Retrospectiva MHN: confira os destaques de nossa programação em 2021

Related Posts