Oreretama_MHN.jpg

Bonde da História traz duas novas visitas mediadas no mês de abril

Páscoa, Tiradentes e chegada dos portugueses ao Brasil são temas de destaque nas visitas promovidas pelo núcleo de Educação do MHN neste mês – voltadas para públicos de todas as faixas etárias.

No dia 7, às 14h, acontece o primeiro Bonde da História do mês, voltado para o público adulto, com o tema “Pinturas históricas”. Com ênfase nos quadros do século XIX, serão abordadas obras do gênero Pintura Histórica, especialmente algumas telas em  grande formato na exposição de longa duração do MHN.

Às 15h, é a vez das crianças, de 6 a 10 anos, e acompanhantes, aprenderem se divertindo no Bondinho da História “Brincando no pátio dos Canhões”. O pátio Epitácio Pessoa mantém, desde os anos 1920, uma exposição de canhões de diversas origens e de momentos distintos da história do Brasil, por isso é também chamado pátio dos Canhões, sendo um dos recantos mais bucólicos do museu.

No dia 14, às 14h, acontece o Bonde da História “A presença de Cristo no acervo MHN”. A proposta, voltada para o público jovem e adulto, aborda como a imagem de Jesus esteve aliada ao ideal civilizatório, forjando a sociedade no Brasil  do período colonial.

"Tiradentes alferes": pintura histórica de José Wasth Rodrigues (1940) integra circuito do MHN

“Tiradentes alferes”: pintura histórica de José Wasth Rodrigues (1940) integra circuito do MHN

Já as crianças e acompanhantes são convidadas para participar de uma nova visita mediada do Bondinho da História. “Quem foi Aimberê?” resgata a história do guerreiro chefe dos Tupinambás e da confederação dos Tamoios, Aimberê, mostrando sua luta contra a invasão portuguesa no Rio de janeiro e a defesa do território brasileiro.

Tiradentes e portugueses
No domingo (21), feriado nacional do Dia de Tiradentes, o MHN mergulha na história de Joaquim José da Silva Xavier no Bonde da História “Tiradentes: inimigo da Coroa, herói da República”. A proposta, acessível em libras e voltada para jovens e adultos, é suscitar um bate papo sobre a construção da memória de Tiradentes (1746-1792), partindo de itens presentes na exposição de longa duração.

Neste dia, crianças de 4 a 10 anos, e acompanhantes, poderão mergulhar no Rio antigo a partir das pinturas ovais de Leandro Joaquim (1738-1798). O Bondinho da História, às 15h, revela a história do artista e seu trabalho, dando ainda a chance para as crianças exercitarem sua criatividade em uma oficina de pintura.

Na terça-feira (23), dia de São Jorge, acontece, às 14h, o Bonde da História “A umbanda na história do Brasil” – uma de nossas visitas mediadas mais populares entre jovens e adultos, que aborda a religião afro-brasileira que acolhe diversos arquétipos nacionais.

No último domingo de abril (28), o Bonde da História faz referência à chegada dos portugueses com o tema “Descobrimento ou invasão?”. Os visitantes jovens e adultos farão uma visita pela sala “Portugueses no mundo” com destaque para o processo de ocupação do território brasileiro por nações europeias e uso dos diferentes termos para abordar a presença portuguesa.

“Chegada dos portugueses” é o Bondinho da História voltado para crianças acima de 8 anos, e acompanhantes, no qual será tematizando o contexto de chegada dos europeus na América. Na atividade será possível participar de um “jogo de tabuleiro” onde os participantes serão as peças principais.

Como participar
Aos domingos, dia de entrada gratuita no MHN, o Bonde da História sempre começa às 14h e o Bondinho às 15h. Não há necessidade de agendamento ou inscrição: o encontro com os educadores acontece na recepção do museu nos horários indicados.

Aos sábados, o Bonde da História acontece às 14h e percorre todo o circuito de exposições de longa duração do museu. Confira ingresso e gratuidades. Mais informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br. Aos finais de semana e feriados, informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3299. 0324.

Texto e fotos: Ascom/MHN

Bonde da História traz duas novas visitas mediadas no mês de abril