PERGUNTAS FREQUENTES

Listamos abaixo as perguntas mais frequentes dos nossos usuários acompanhadas das respostas respectivas. Caso sua questão não esteja contemplada nesta seleção, entre em contato conosco

Quais os horários de funcionamento e o endereço do MHN?
O Museu Histórico Nacional funciona de quarta domingo, das 10h às 17h. O endereço é praça Marechal Âncora S/N – Centro – Rio de Janeiro, RJ.

Qual o valor do ingresso?
A entrada do MHN está gratuita devido às celebrações do seu centenário. Ingressos apenas na bilheteria.

Como chegar ao MHN de transporte público?
Há ônibus que circulam pela avenida Antônio Carlos, rua Santa Luzia (terminal Castelo) e praça XV de Novembro. O VLT Carioca também dá acesso ao museu: estação Antônio Carlos (linha 1) e estação Praça XV (linha 2). Há ainda o metrô, descendo nas estações Cinelândia ou Carioca e realizando o restante do percurso a pé. Aos finas de semana, utilize preferencialmente a estação VLT Praça XV e metrô Carioca (tempo aproximado de caminhada ao museu: 10 minutos).

Há estacionamento para o público?
Sim, o MHN possui estacionamento gratuito, respeitando o número de vagas existente, aberto apenas nos horários de funcionamento do museu.

Posso entrar com mochila e animal de estimação?
O museu disponibiliza guarda-volumes gratuito para o público. A entrada de animais não é permitida nos espaços do MHN.

O museu é acessível para pessoas com deficiência?
O estacionamento dá acesso por rampa ao edifício central. No guarda-volumes está disponível uma cadeira de rodas para uso gratuito. É possível acessar com facilidade as exposições no térreo e do primeiro andar por meio de elevadores e plataformas. As peças táteis nas exposições são outro importante suporte de acessibilidade no MHN.

Como funciona o agendamento de grupos?
Visitantes em grupo devem realizar agendamento exclusivamente pelo e-mail mhn.agendamento@museus.gov.br.

O museu oferece loja de souvenirs e serviço de alimentação?
A lojinha do MHN, localizada no pátio da Minerva, disponibiliza uma série de souvenirs relacionados ao museu, além de publicações e outros materiais, que podem ser enviados via Correios. Bebidas não alcóolicas e petiscos também estão à venda, pois o museu não possui lanchonete ou restaurante. Para mais informações, faça contato pelo telefone (21) 3299.0314 (horário de funcionamento do museu).

Quais as exposições em cartaz?
O MHN está com todo seu circuito de longa duração aberto ao público. No térreo, é possível visitar os pátios da Minerva e dos Canhões e a exposição “Do móvel ao automóvel”, além de exposições temporárias. No primeiro andar, o visitante tem acesso à exposição de longa duração sobre a história do Brasil. Para a agenda atualizada, acesse nossa programação.

Quais as restrições ao visitar as exposições?
O consumo de alimentos e bebidas não é permitido dentro das exposições, assim como a entrada com mochila e outros volumes. É terminantemente proibido correr nas salas de exposição ou tocar nos objetos. Atente aos avisos nas paredes e marcação de solo. Na dúvida, consulte o funcionário da segurança.

Posso fotografar ou filmar dentro do museu?
Fotografias e filmagens não profissionais são permitidas, desde que não atrapalhe a circulação ou gere risco ao acervo e demais visitantes. Proibido o uso de flash. Para fotografias profissionais, é necessário agendamento pelo e-mail mhn.comunicacao@museus.gov.br.

Posso realizar um evento no MHN?
Alguns espaços do museu estão disponíveis para eventos externos, mediante cessão onerosa. Para mais informações, faça contato pelo e-mail mhn.eventos@museus.gov.br.

E quanto ao atendimento a pesquisadores?
As solicitações de pesquisa devem ser feitas via e-mail aos setores do MHN. A lista de contatos está disponível em http://mhn.museus.gov.br/index.php/o-museu/. Devido a ações de modernização em andamento na Reserva Técnica, os atendimentos a solicitações de pesquisa e consulta estão limitados, podendo demorar mais do que o usual.

Caso precise de mais informações, como devo proceder?
Escreva para faleconosco.mhn@museus.gov.br ou faça contato com a recepção do museu pelo telefone (21) 3299.0324 (horário de funcionamento do museu).

*Atualizado em agosto de 2023

FALE CONOSCO

Não encontrou suas respostas? Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através do formulário abaixo e enviar sua sugestão, dúvida ou reclamação. Desde já agradecemos o contato.