MuseuEducacao2021_logo.jpg

2° Seminário Museu e Educação acontece em formato virtual em novembro

Após ter sido adiado no ano passado, devido à pandemia em curso, o 2º Seminário Museu e Educação está programado para acontecer nos dias 24 e 25 de novembro de 2021 em formato virtual.

O tema desta edição, “Educação museal e decolonialidade”, aborda um dos principais desafios enfrentados pelos museus na contemporaneidade: a necessidade de rever discursos e processos de aquisição, pesquisa, comunicação e educação; a ampliação de narrativas, assim como a representação de objetos, com o intuito de integrar novos públicos e reforçar a função social dos museus.

A proposta é articular a produção acadêmica que envolve a educação museal, e temas afins, à produção realizada nos museus, pontos de memória e na área do patrimônio. Em 2018, a primeira edição do seminário teve como tema os 60 anos da Declaração do Rio de Janeiro, acontecendo de forma integrada ao seminário anual do MHN.

MuseuEducacao2021_logo_editO evento conta com conferências, mesa-redonda e grupos de trabalho com comunicações orais. Os Grupos de Trabalho organizam-se entre (1) produção acadêmica e (2) produção museal de acordo com a seguinte estrutura:

GT1 – Comunicações orais: Estudos e pesquisas acadêmicas em torno da educação museal e decolonialidade
GT2 – Comunicações orais: Prática educativa, atuação política e reflexão teórica decoloniais em museus.

Por razão da adaptação do seminário ao formato online, o Grupo de Trabalho 3, que previa a realização de prática educativas terá as propostas inscritas integradas aos grupos anteriores e não serão abertas novas inscrições.

As inscrições online estão abertas entre 25 de junho a 15 de setembro de 2021 em formulário online. O resultado da seleção está previsto para ser divulgado no dia 5 de outubro e os autores de trabalhos selecionados terão até 5 de novembro para confirmar sua participação.Confira o edital da chamada na íntegra.

Após o resultado e a confirmação de participação, os inscritos terão até 5 de dezembro de 2021  para enviar os artigos finais, caso queiram participar da publicação dos Anais do seminário. Voltado para profissionais de diversas áreas do conhecimento, as inscrições de ouvintes serão realizadas entre os dias 15 de setembro e 15 de outubro em formulário online. Acesse a página do evento.

Para outras informações, entre em contato com o Núcleo de Educação do MHN pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br.

2° Seminário Museu e Educação acontece em formato virtual em novembro