ACERVO MHN | Bonecas de propósito

Na Reserva Técnica do MHN estão catalogadas algumas peças denominadas “bonecas de propósito”, idealizadas por Fernanda Candeias, que se sensibilizou com a história de uma menina diagnosticada com seis tumores na cabeça, que se sentia triste quando perdia os cabelos.

Foi aí que nasceu a ideia de produzir bonecas que representam meninas e meninos, em diversos tons de pele e tipos de cabelo, para reproduzir a diversidade e fazer com que as crianças hospitalizadas tivessem a companhia de bonecos com quem pudessem se identificar. A exemplo disso, no acervo há uma boneca de tecido com finalidade terapêutica para paciente pediátrica que passou por transplante de coração, que possui uma fenda no peito com um coração em feltro vermelho.

E uma boneca para uma paciente com fissura labiopalatina e outra para um paciente em prevenção contra a COVID-19, originalmente produzida para pessoas com transplante de fígado. Na parte interna, na barriga da boneca, há uma fenda com um fígado de feltro vermelho e paetê dourado.

Imagina a felicidade das crianças e o conforto de ter a companhia de quem as representasse naquele momento de fragilidade, em ambiente hospitalar. O MHN se orgulha de manter em seu acervo parte dessa história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *