A 20ª edição da Semana Nacional de Museus acontece entre os dias 16 e 22 de maio em todo o Brasil. Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o tema escolhido para este ano foi “O poder dos museus”.
A proposta é demonstrar como os museus têm sido capazes de repensar e reinventar suas estratégias para a difusão da cultura e da história mesmo em tempos de crise. O MHN criou uma programação gratuita especial para esta edição da Semana de Museus, tendo em vista seu centenário celebrado em 2022.
No dia 16 de maio será lançado, em formato digital, os Anais do 2º Seminário “Museu e Educação”, realizado no ano passado pelo MHN.
Os trabalhos apresentados durante evento, sob o tema “Educação museal e decolonialidade”, tratam de aspectos e desafios diversos relacionados aos museus na contemporaneidade.
Novas exposições
A abertura da nova exposição temporária do MHN, “Rio-1922”, acontece no Dia Internacional de museus (18 de maio), às 11h30.
A proposta é apresentar a cidade do Rio de Janeiro de 100 anos atrás, quando foi criado o Museu Histórico Nacional.
Pinturas, fotografias, objetos, peças de vestuário e mobiliário de época buscam dar o tom de como se vivia na cidade e os desafios do período. A exposição fica em cartaz até dezembro de 2022 e tem patrocínio do Instituto Cultural Vale – via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Na abertura, o MHN recebe a medalha Tiradentes, honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro a pessoas e instituições que prestaram relevantes serviços à causa pública no Estado.
No dia 19 de maio estão programadas duas atividades: uma virtual e outra presencial. “Entre cenas e retratos” é a nova exposição do MHN na plataforma Google Arts & Culture, resultado de projeto de tratamento e conservação de fotografias especiais do Arquivo Histórico do museu. O projeto também foi patrocinado pelo Instituto Cultural Vale.
Já às 15h, acontece a inauguração da exposição “Brasil decolonial – outras histórias”: um conjunto de 17 intervenções no circuito de longa duração do MHN sobre temas e objetos relativos à diáspora africana na história do Brasil.
Além da exibição de um documentário e visita à exposição, acontece a apresentação do Slam das Minas (RJ).
O projeto é resultado da ação conjunta entre MHN, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal).
Por fim, no dia 20 de maio, às 15h, acontece mais uma edição do projeto “Bonde da História em casa”, transmitido pelo canal do MHN no YouTube, que leva o público a ‘passear’ virtualmente pelo museu com a plataforma Google Street View.
O tema da atividade educativa é “200 anos da independência do Brasil” e tem duração aproximada de uma hora. Além do educador do MHN, Diogo Tubbs, a convidada é a museóloga do MHN Flávia Figueiredo.
O Museu Histórico Nacional funciona de quarta a sexta, das 10h às 17h; sábado e domingo, das 13h às 17h. A entrada segue gratuita, tendo em vista as celebrações do centenário do museu, não sendo necessário retirar ingresso antecipadamente.
Outras informações sobre a Semana de Museus 2022, e demais atividades do MHN, podem ser obtidas pelo endereço eletrônico faleconosco.mhn@museus.gov.br.
Texto: Ascom/MHN
Imagem(capa): “Pátio da Minerva” (Manuel Pastana, 1947)/Acervo MHN
Fotos: Divulgação/MHN
Última atualzação: 13.5.2022