Nota-Site-400x400-1.jpg

Confira a programação do Museu Histórico Nacional para a Semana de Museus 2023

Entre os dias 15 e 21 de maio, o MHN participa da Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio).

O tema desta 21ª edição é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, apontando para a importância dos museus na promoção de três dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global; Ação Climática e Vida na Terra.

Neste recorte, o MHN oferece ao público atividades nos formato on-line e presencial. Acessibilidade, origens do território brasileiro e relevância dos povos originários na sua preservação são abordados nos três eventos programados.

A exposção "Îandé" tem destaque na programação da 21ª Semana Nacional de Museus no MHN

A exposção “Îandé” tem destaque na programação da 21ª Semana Nacional de Museus no MHN

A primeira atividade acontece no dia 15 de maio (segunda), às 15h, com uma “live” no canal do museu (link) no YouTube, abordando o núcleo arqueológico na exposição “Îandé: aqui estávamos, aqui estamos”, com destaque para os sambaquis – sítios arqueológicos relacionados aos povos que habitaram as regiões costeiras do Brasil antes da chegada dos portugueses.

A convidada é Claudia Rodrigues-Carvalho, professora do programa de pós-graduação em Arqueologia do Museu Nacional (UFRJ), e também curadora de “Îandé”, que conversa com o diretor substituto do MHN, o museólogo e arqueólogo Pedro Heringer.

No dia 18 de maio (quinta), também às 15h, o museu recebe dois convidados indígenas para mais uma edição de “Conversas na galeria” na exposição “Îandé”.

Com o tema “Terra, patrimônio e povos originários” participam o artista e mestre em Antropologia Social Jaime Diakara Desâno, e o artista e curador Denilson Baniwa, ambos amazonenses. A mediação é de Valéria Abdalla, museóloga do núcleo de Exposições MHN.

A última atividade acontece no dia 21 de maio (domingo), às 15h, com uma visita mediada pela exposição temporária “10 objetos: outras histórias”, que destaca a acessibilidade e conta com intérprete de Libras, e será realizada por Diogo Tubbs, educador e coordenador técnico do MHN.

Todos as atividades são gratuitas e haverá emissão de certificado de participação por meio de lista de presença. Para outras informações, faça contato com pelo endereço eletrônico faleconosco.mhn@museus.gov.br.

Foto: Paulo Schettino/Divulgação MHN

Confira a programação do Museu Histórico Nacional para a Semana de Museus 2023