Seminario_Educacao_Museus2020.png

MHN abre inscrição de trabalhos para Seminário Museu e Educação 2020

O Museu Histórico Nacional abre hoje (14), chamada para seleção de trabalhos a serem apresentados durante o 2° Seminário Museu e Educação, que neste ano tem como tema “Educação museal e decolonialidade”.

Programado para acontecer entre os dias 21 e 23 de setembro, o tema desta edição aborda um dos principais desafios enfrentados pelos museus na contemporaneidade: a necessidade de rever discursos e processos de aquisição, pesquisa, comunicação e educação; a ampliação de narrativas, assim como a representação de objetos, com o intuito de integrar novos públicos e reforçar a função social dos museus.

Voltado para profissionais de diversas áreas do conhecimento, os Grupos de Trabalho do seminário organizam-se entre (1) produção acadêmica, (2) produção museal e (3) propostas práticas. Serão selecionados até seis propostas por grupo para apresentação. Seminario_Educacao_Museus2020 - Cópia

As inscrições online estão abertas  entre 14 de abril e 31 de maio de 2020. O resultado da seleção está previsto para ser divulgado no dia 1° de julho. Confira o edital da chamada na íntegra.

Após o resultado e a confirmação de participação, os inscritos terão até 1° de novembro de 2020 para enviar os artigos finais, caso queiram participar da publicação dos Anais do evento.

Sobre o seminário
A proposta é articular a produção acadêmica que envolve a educação museal, e temas afins, à produção realizada nos museus, pontos de memória e na área do patrimônio. Em 2018, a primeira edição do seminário teve como tema os 60 anos da Declaração do Rio de Janeiro, acontecendo de forma integrada ao seminário anual do MHN.

O evento deste ano, programado para acontecer em setembro, caso a pandemia de coronavírus já esteja sob controle, terá conferências, mesa-redonda, grupos de trabalho com comunicações orais e oficinas. A programação também inclui um dia de visitas técnicas a museus, para que sejam apresentados setores e projetos educativos, ação que será realizada em parceria com diversas instituições cariocas.

As inscrições de ouvintes serão realizadas entre os dias 1º de agosto e 1º de setembro em formulário online. Para outras informações, entre em contato com o Núcleo de Educação do MHN pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br. Saiba mais na página do evento em nosso site.

MHN abre inscrição de trabalhos para Seminário Museu e Educação 2020