Nair2_GolgleArts_MHN.jpg

MHN e Google lançam exposição virtual sobre a primeira caricaturista do Brasil

Em mais uma parceria com a plataforma Google Arts & Culture, o público pode conhecer o trabalho da caricaturista fluminense Nair de Teffé na exposição virtual “Rian: um traço feminino na caricatura” –  com 26 desenhos da coleção do Arquivo Histórico do Museu Histórico Nacional.

Nair de Teffé, dita Rian (1886-1981), nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e tornou-se a primeira mulher caricaturista do Brasil, contribuindo para periódicos a partir de 1909. Nascida em uma família aristocrática, estudou na França e chegou a tornar-se primeira-dama do Brasil, ao casar-se com Hermes da Fonseca, então presidente da República, em 1913.

O casamento da princesa inglesa Margareth, em 1960, em uma caricatura de Rian

O casamento da princesa inglesa Margareth, em 1960, em uma caricatura de Rian (sem data)

Considerada uma mulher “à frente do seu tempo”, as caricaturas de Rian, anagrama de “Nair”, são especialmente alusivas a políticos brasileiros, como o marechal Deodoro da Fonseca, o fluminense Carlos Lacerda e o presidente Juscelino Kubitschek, entre outros.

Também retratou personagens que entraram para a história mundial – como a princesa inglesa Margareth, irmã da rainha Elizabeth II, o presidente americano Dwight Eisenhower e o líder cubano Fidel Castro.

Fundadora da Academia Petropolitana de Letras em 1929, na década de 1930, Nair voltou a viver na cidade do Rio de Janeiro e criou o famoso Cinema Rian – que sobreviveu, assim como sua fundadora, até o começo dos anos 1980.

Além de parte do acervo da coleção Nair de Teffé preservada no MHN, a exposição virtual traz ainda itens presentes em outras instituições – como Museu da República, Hemeroteca da Biblioteca Nacional e Arquivo Nacional.

Confira a exposição “Rian: um traço feminino na caricatura” na plataforma Google Arts & Culture. Faça um passeio virtual pelas galerias do MHN com a ferramenta Google Street View.

O Museu Histórico Nacional segue fechado ao público devido à pandemia em curso. Acompanhe novos conteúdos nos canais digitais do museu. Para outras informações, faça contato pelo endereço eletrônico faleconosco.mhn@museus.gov.br.

Imagens: Arquivo Histórico MHN/Divulgação
Imagem em destaque (capa): “Caricatura de Artur da Silva Bernardes e Nilo Peçanha” por Rian (sem data)

MHN e Google lançam exposição virtual sobre a primeira caricaturista do Brasil