Devido a serviços emergenciais de manutenção no telhado, os módulos dois e três da exposição de longa duração do Museu Histórico Nacional, que englobam parte de “Portugueses no mundo”, serão fechados a partir desta quarta (1º). A previsão para a finalização dos trabalhos é de 30 dias.
E na continuidade da reformulação do primeiro módulo da exposição de longa duração, “Oreretama” fica fechada ao público até, pelo menos, dezembro de 2022. Desta forma, o acesso ao circuito expositivo do segundo pavimento será alterado, sendo realizado via escada ou elevador, tendo início na exposição da farmácia Teixeira Novaes.
Após os serviços de manutenção, o módulo “Portugueses no mundo” volta a abrir normalmente, seguindo, sem alterações, até o último módulo da exposição – “Cidadania”. Os visitantes serão orientados pelas equipes de recepção e segurança sobre as alterações no circuito.
Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Associação dos Amigos do MHN, o módulo “Oreretama”, que aborda os povos originários e o território brasileiro antes da chegada dos portugueses, trará uma reformulação conceitual e expográfica.
A nova proposta está sendo realizada por um Grupo de Trabalho, formado por representantes dos núcleos técnicos do museu e consultores externos, e integra-se ao tema do centenário do MHN, comemorado neste ano: “Escuta, conexões e outras histórias”.
O MHN funciona de quarta a sexta, das 10h às 17h; sábado e domingo, das 13h às 17h – entrada franca. Para outras informações sobre o MHN, faça contato pelo endereço eletrônico faleconosco.mhn@museus.gov.br.
Texto e fotos: Ascom/MHN