Encerrando duas exposições em cartaz, o Museu Histórico Nacional preparou uma ‘dobradinha’ de visitas mediadas gratuitas para o público nos dias 28 e 29 de janeiro.
Na sexta (28), às 14h, o fotógrafo Caio Clímaco conversa com o público sobre as imagens da sua exposição “Ara’puka peró”, que traz um outro olhar sobre a cidade do Rio de Janeiro.
As fotos propõem uma cartografia decolonial nos 200 anos da Independência do Brasil, revelando heranças e ‘arapucas’ que estão espalhadas pela antiga capital. A exposição tem curadoria de José Urutau Guajajara e Mauro Trindade.
Já no sábado (29), às 15h, Josely Carvalho realiza uma ‘caminhada olfativa’ em torno de sua instalação “Entre os cheiros da história”, que ocupa o pátio dos Canhões do MHN.
Em 20 dos 46 canhões expostos, a artista introduziu cápsulas com 15 cheiros diferentes desenvolvidos especialmente para a mostra.
“É uma obra não para ser vista, mas sentida”, aponta Josely Carvalho, ressaltando que o olfato tem sido pouco inserido na arte contemporânea.
As duas exposições podem ser vistas até o domingo (29) – não haverá prorrogação. O MHN funciona das 10h às 17h, de quarta a sexta; e das 13h às 17h, sábado e domingo – entrada franca.
Para outras informações sobre o MHN, escreva para faleconosco.mhn@museus.gov.br.
Texto: Ascom/MHN
Fotos: Caio Clímaco e Josely Carvalho/Divulgação