A Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional (AAMHN) lança hoje (23), edital público de concurso para selecionar a marca comemorativa de 100 anos do Museu Histórico Nacional – a ser celebrado em 2022.
Estudantes com matrícula ativa nos cursos de Design, Publicidade e Propaganda, Desenho Industrial, Artes Plásticas e áreas correlatas, bem como recém-graduados, com até um ano de formação, podem participar.
Serão aceitas apenas propostas originais, de autoria do próprio candidato, que podem ser produzidas em qualquer técnica, sem limitação no uso de recursos gráficos. O concurso recebe propostas ate 5 de setembro de 2021. As inscrições são gratuitas.
A seleção será realizada em duas etapas: avaliação e classificação das propostas por uma comissão de especialistas e votação aberta ao público.
A avaliação e classificação das propostas serão realizadas por uma comissão formada por representantes da Associação dos Amigos do MHN, Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ), Instituto Brasileiro de Museus, Instituto Europeu de Design (IED/RJ) e Museu Histórico Nacional.
As marcas serão avaliadas segundo critérios de originalidade, legibilidade, consistência em relação à missão e valores do Museu Histórico Nacional, versatilidade e equilíbrio. As propostas que forem melhor avaliadas pela comissão serão divulgadas para a escolha do público.
O autor da marca classificada em primeiro lugar receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1 mil, um kit de produtos da loja do MHN e da livraria do Ibram, além de um passaporte anual de visitação ao MHN. Os autores das marcas que ficarem em segundo e terceiro lugares, casa haja, também receberão kits de produtos MHN e Ibram.
O edital e seus anexos, além de informações de referência sobre o MHN, estão disponíveis em nossa página web.
Texto: Ascom/MHN
Foto: Arquivo Institucional MHN/Divulgação