Visita do Museu Nacional da China

O Museu Histórico Nacional recebeu, no dia 23, a visita de representantes do Museu Nacional da China com objetivo de conhecer as instalações do MHN e para firmar acordo para que a instituição brasileira receba uma exposição dedicada à história da alimentação na China Antiga, em 2026, quando será celebrado o Ano da Cultura Brasil-China.

Além de conhecer uma parte das exposições de longa duração do MHN, atualmente fechadas ao público em razão das obras de modernização do sistema elétrico da instituição, a delegação chinesa visitou as áreas de exposições temporárias do museu para tratar de informações técnicas sobre segurança, controle climático, modelos de vitrines, dentre outras questões, tendo em vista a instalação da exposição vinda do Museu Nacional da China. A previsão de inauguração é dia 18 de maio de 2026, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus.

A comitiva do Museu Nacional da China contou com a presença do diretor executivo, Chen Chengjun, da curadora da exposição, Gao Xiuqing, e da assistente internacional, Luo Yu, que foram acompanhados pelo diretor do MHN, Cícero de Almeida, e pela presidenta do Instituto Brasileiro de Museus, Fernanda Castro. A realização da exposição está sendo tratada com o apoio da Expomus, que foi representada nesse evento pela diretora-geral, Maria Ignez Franco, e a coordenadora do Núcleo de Exposições, Patrícia Queiroz.