Instituto Brasileiro de Museus
Museu Histórico NacionalSemana de visita a sítios de memória e consciência
Para marcar a Semana Nacional de Visita a Sítios de Memória e Consciência, no dia 10 (Dia Nacional dos Direitos Humanos), o Museu Histórico Nacional desenvolveu atividades como roda de conversa sobre memórias traumáticas e museus na contemporaneidade e, também, visita mediada à exposição “Para além da escravidão: construindo a liberdade negra no mundo”.
Na primeira atividade, o público teve a oportunidade de participar de uma dinâmica realizada pela professora da UFPE, Ana Paula Brito, sobre o tema. “Ao estar nessa exposição, vocês também estão escrevendo memórias, fazendo história e exercendo a cidadania. Porque os museus que operam com memória de violência, sejam com exposições, atividades educativas e culturais, precisam ativar a memória das pessoas para a ação”, refletiu a pesquisadora.



Segundo ela, ao ativar as memórias das exposições, dos museus, dos mediadores, dos professores e, também, as memórias individuais, o visitante se conecta com o seu lugar no mundo e com a possibilidade realizar ações que façam mudar a realidade mínima que seja.
Em seguida, fez o convite para que todos entrassem da visita tentando entender qual o papel de cada um na sociedade. Após esse bate-papo inicial, o público visitou a exposição que conta sobre a história da escravidão no mundo e as marcas que esse processo deixou. A visita foi conduzida pelo historiador e educador museal do MHN, Edmilson Santos.