Exposição temporária no MHN em novembro

No dia 13 de novembro, o Museu Histórico Nacional vai reabrir suas portas para receber a exposição internacional “Para além da escravidão: construindo a liberdade negra no mundo”.

A turnê mundial foi inaugurada, no ano passado, no Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana, nos Estados Unidos. O Rio de Janeiro está entre as cinco cidades do mundo a receber a exposição, que estará em circulação até o ano de 2028.

Com curadoria colaborativa e internacional, “Para além da escravidão” trará acervo de vários países, reunindo cerca de 100 objetos, 250 imagens e 10 filmes. A proposta dessa multiplicidade de obras é dialogar sobre as heranças que marcaram a rota transatlântica da escravidão e a resistência negra por todo o período de escravidão, buscando celebrar a liberdade.

As visitações ocorrerão nas galerias de exposição temporária do MHN até o dia 1º de março de 2026, em espaços especialmente preparados para receber esse importante acervo mundial, enquanto seguem as obras de modernização do sistema elétrico nas demais áreas do museu.

Marque na agenda: a exposição abre no dia 13 de novembro, fique atento às demais informações sobre as atividades a ela vinculadas em nossos canais de comunicação. Vem muita surpresa por aí!