2015-Onibus-Cultural-Portugueses-no-Mundo.jpg

Álbum de figurinhas com personagens históricos é uma das ações do MHN para a Copa do Mundo

O projeto Bonde da História, desenvolvido pela Divisão Educativa do Museu Histórico Nacional (MHN), propõe um ação inédita para marcar o início da Copa do Mundo 2018 – cuja abertura será no dia 14 de junho na Rússia.

O “Dia de Copa no Museu Histórico Nacional”, no dia 10 de junho (domingo), se propõe a integrar o tema da Copa do Mundo a peças da exposição permanente do MHN.

Copa no museu: personagens da história brasileira em destaque

Das 13h às 17h, o museu se abre para a popular troca de figurinhas do álbum oficial da Copa 2018, que tem feito sucesso entre crianças e adultos.

Enquanto isso, o Bondinho da História propõe uma “caça às figurinhas” para a garotada completar o álbum exclusivo, desenvolvido pelo Educativo do museu, que traz 14 personagens da história brasileira – como Tiradentes, Dona Carlota Joaquina, Anita Garibaldi e a múmia Luzia.

As figurinhas deverão ser ‘caçadas’ ao longo do circuito expositivo do museu. Serão distribuídos, por ordem de chegada, 30 álbuns. Cada participante (até 15 anos) e acompanhante terão direito a apenas um álbum.

Futebol à moda antiga
Às 14h acontece o Bonde da História com o tema “Camisas, futebol e histórias!”.

A proposta é levar o público a perceber os momentos em que a história do Brasil mistura-se a de outros países que também estão na maior competição de futebol do planeta, abordando um pouco dessa relação e as origens das camisas que cada seleção usa. A atividade é voltada para maiores de 16 anos.

Os jogos não tecnológicos também têm destaque: futebol de botão, totó, futebol de moeda e futebol Gulliver estão programados. E tem competição também com direito a prêmios: um campeonato de embaixadinhas e um “chute ao golzinho” vendado também promete envolver o público no espírito lúdico do futebol.

As atividades são gratuitas e não há necessidade de inscrição prévia. O MHN possui estacionamento – respeitando o número de vagas existentes.

Dúvidas e outras informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br.

Dia de Copa no MHN
10 de junho de 2018, das 13h às 17h – entrada franca.
Endereço: Museu Histórico Nacional – Praça Marechal Âncora, S/N – Rio de Janeiro, RJ
Telefone: (21) 3299.0324
Horários: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30, e sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
E-mail: faleconosco.mhn@museus.gov.br