Pavilhao-Grandes-Industrias-Exposicao_-nternacional-Comemorativa-Centenario-Independencia-1922_Foto-ArquivoHistórico_MHN.jpg

Centenário do MHN e bicentenário da independência marcam Plano Anual 2022

Com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional (AAMHN), e gestão da produtora Artepadilla, o Plano Anual do MHN teve o patrocínio renovado pelo Instituto Cultural Vale, com recurso via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

No Dia Internacional de Museus (18 de maio), acontece a abertura da exposição “Rio 1922”, que leva o público à cidade do Rio de Janeiro de 100 anos atrás, quando foi criado o Museu Histórico Nacional no âmbito da Exposição Internacional do Centenário da Independência.

Resultado de uma curadoria colaborativa, a exposição resgata a memória da então capital da República em um ano-chave para a história brasileira. Pinturas, fotografias, objetos, peças de vestuário e mobiliário de época buscam dar o tom de como se vivia na cidade e os desafios do período.

Uma das primeiras salas de exposição do MHN em 1922

Celebração do centenário do museu em 2022: uma das primeiras salas de exposição do MHN em 1922. Foto: Biblioteca MHN/Divulgação

Destacam-se na exposição as reformas urbanas no Rio, como o desmonte do morro do Castelo para a construção dos pavilhões da exposição de 1922 – uma das reformas mais controversas e até hoje discutidas –, além da criação do museu pelo presidente Epitácio Pessoa em um contexto de dificuldades econômicas e transformações sociais no país.

Com previsão de ficar seis meses em cartaz, a exposição “Rio 1922” se desdobrará em uma nova exposição, que fará a ponte entre os anos de 1922 e 2022, por meio de uma dezena de itens do acervo do MHN.

Ainda no marco de seu centenário, está em andamento a reformulação de “Oreretama”, módulo que abre a exposição de longa duração do MHN, dedicado à cultura dos povos originários antes da chegada dos portugueses.

A reformulação está sendo realizada por núcleos técnicos do museu com o apoio de consultores externos, e vai apresentar ao público uma narrativa atualizada, com uma expografia acessível e em diálogo com a sociedade.

Bicentenário da independência
Em homenagem ao bicentenário da independência do Brasil, será lançado o livro “Histórias do Brasil em 100 objetos”. As peças de acervo do MHN são abordadas, de forma acessível, por pesquisadores e especialistas sob diferentes perspectivas, em uma edição ilustrada e com tiragem de mil exemplares.

A reformulação do núcleo expositivo sobre os povos originários é uma das ações do Plano Anual 2022

A reformulação do núcleo expositivo sobre os povos originários é uma das ações do Plano Anual 2022. Foto: Ascom/MHN

Além destas ações, a produção do catálogo digital da exposição “Terra à vista e Pé na Lua”, que esteve seis meses em cartaz e homenageou os 90 anos de Ziraldo, também faz parte das ações do Plano Anual 2022 já em andamento.

“Com o Plano Anual 2022, o Museu Históricos Nacional realizará atividades de grande relevância no ano em que completa 100 anos, reafirmando assim seu protagonismo no campo dos museus brasileiros”, aponta a historiadora Aline Montenegro, diretora Substituta do MHN.

“O Instituto Cultural Vale estará, uma vez mais, apoiando as ações do MHN em um ano especial, com a celebração do seu centenário e as comemorações do bicentenário da independência do Brasil”, afirma Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.

“Para nós, é especialmente significativo celebrar estes marcos, que aproximam os diversos públicos da nossa história e tornam a experiência de conviver e aprender em um museu ainda mais prazerosa”, conclui.

Para outras informações sobre o Museu Histórico Nacional, faça contato pelo endereço eletrônico faleconosco.mhn@museus.gov.br.

Texto: BriefCom Assessoria
Edição: Ascom/MHN
Foto (capa): Pavilhão das Grandes Indústrias/Foto: Lopes/Arquivo Histórico

Centenário do MHN e bicentenário da independência marcam Plano Anual 2022

Related Posts