Com o tema “Museus: perdas e recomeços”, a 15ª Primavera dos Museus acontece em todo o país entre os dias 20 e 26 de setembro de 2021 – coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Por mais um ano, o Museu Histórico Nacional preparou uma programação totalmente virtual. O museu reabriu parcialmente no dia 2 de setembro e durante a Primavera dos Museus 2021, o público poderá visitar gratuitamente jardim, pátios e exposições no andar térreo do museu. Saiba mais.
Confira a seguir a programação do MHN para a 15ª edição da Primavera dos Museus:
20 de setembro
Lançamento de chamada para o volume 6 da coleção “Educação museal”
Após o sucesso da publicação de cinco volumes da série de livros digitais acessíveis, o MHN dá continuidade às publicações, que apresente o recente debate brasileiro sobre a consolidação das dimensões prática, teórica e política da Educação Museal brasileira.Confira o edital.
21 de setembro, 15h
Roda de conversa “Escuta, conexão e outras histórias: histórias no feminino”
Terceiro encontro do projeto que integra ações voltadas ao centenário do MHN. A roda de conversa será dedicada à escuta de mulheres, de modo a ampliar a reflexão sobre a história produzida e divulgada no MHN. A atividade será realizada em sala fechada e as inscrições podem ser feitas no formulário bit.ly/RodadeConversa_Mulheres.
22 de setembro
Lançamento da coleção digital “Pátio Epitácio Pessoa: o pátio dos Canhões”
Um dos espaços mais populares do museu, a coleção de 73 objetos do acervo da Reserva Técnica do MHN, em exposição no pátio dos Canhões, estará disponível em formato digital na plataforma Acervo MHN..
23 de setembro, às 15h
Bonde da História em casa “Portugueses no mundo”
O núcleo “Portugueses no mundo”em nossa exposição de longa duração aborda o período entre 1415-1822, apresentando desde a expansão marítima portuguesa até a proclamação da Independência do Brasil.
A convidada da edição é Aline Montenegro, historiadora do Núcleo de Pesquisa do MHN, que comenta os destaques da exposição ao lado do educador do MHN Diogo Tubbs. A atividade acontece no canal do YouTube do museu. .
24 de setembro
Exposição on-line “Do Carioca ao Guandu: uma breve história do abastecimento do Rio de Janeiro”
A partir de fotografias preservadas no Arquivo Histórico do MHN, a exposição na plataforma Google Arts & Culture aborda o abastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro – do período colonial até os dias atuais. A mostra estará disponível no perfil do MHN na plataforma Google Arts & Culture.
Para mais informações sobre a programação e o MHN, faça contato pelo endereço eletrônico faleconosco.mhn@museus.gov.br.
Texto: Ascom/MHN
Fotos: Divugação/MHN
Última atualização: 16.11.2021.