ColecaoRT2_PatioCanhoes_edit.jpg

Confira a programação do MHN para a Primavera dos Museus 2021

Com o tema “Museus: perdas e recomeços”, a 15ª Primavera dos Museus acontece em todo o país entre os dias 20 e 26 de setembro de 2021 – coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Por mais um ano, o Museu Histórico Nacional preparou uma programação totalmente virtual. O museu reabriu parcialmente no dia 2 de setembro e durante a Primavera dos Museus 2021, o público poderá visitar gratuitamente jardim, pátios e exposições no andar térreo do museu. Saiba mais.

Itens museológicos do pátio dos Canhões estarão disponíveis on-line

Confira a seguir a programação do MHN para a 15ª edição da Primavera dos Museus:

20 de setembro
Lançamento de chamada para o volume 6 da coleção “Educação museal”
Após o sucesso da publicação de cinco volumes da série de livros digitais acessíveis, o MHN dá continuidade às publicações, que apresente o recente debate brasileiro sobre a consolidação das dimensões prática, teórica e política da Educação Museal brasileira.Confira o edital.

21 de setembro, 15h
Roda de conversa “Escuta, conexão e outras histórias: histórias no feminino”
Terceiro encontro do projeto que integra ações voltadas ao centenário do MHN. A roda de conversa será dedicada à escuta de mulheres, de modo a ampliar a reflexão sobre a história produzida e divulgada no MHN. A atividade será realizada em sala fechada e as inscrições podem ser feitas no formulário bit.ly/RodadeConversa_Mulheres.

22 de setembro
Lançamento da coleção digital “Pátio Epitácio Pessoa: o pátio dos Canhões”
Um dos espaços mais populares do museu,  a coleção de 73 objetos do acervo da Reserva Técnica do MHN,  em exposição no pátio dos Canhões, estará disponível em formato digital na plataforma Acervo MHN..

O abastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro, desde o período colonial, será tema de exposição fotográfica

O abastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro, será tema de exposição fotográfica

23 de setembro, às 15h
Bonde da História em casa “Portugueses no mundo”
O núcleo “Portugueses no mundo”em nossa exposição de longa duração aborda o período entre 1415-1822, apresentando desde a expansão marítima portuguesa até a proclamação da Independência  do Brasil.

A convidada da edição é Aline Montenegro, historiadora do Núcleo de Pesquisa do MHN, que comenta os destaques da exposição ao lado do educador do MHN Diogo Tubbs. A atividade acontece no canal do YouTube do museu. .

24 de setembro
Exposição on-line “Do Carioca ao Guandu: uma breve história do abastecimento do Rio de Janeiro”
A partir de fotografias preservadas no Arquivo Histórico do MHN, a exposição na plataforma Google Arts & Culture aborda o abastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro – do período colonial até os dias atuais. A mostra estará disponível no perfil do MHN na plataforma Google Arts & Culture.

Para mais informações sobre a programação e o MHN, faça contato pelo endereço eletrônico faleconosco.mhn@museus.gov.br.

Fotos: Divugação/MHN
Última atualização: 16.11.2021.