2015-Jose-Caldas-carruagem-perto-bistro.jpg

Exposição do MHN “Do móvel ao automóvel” ganha sonorização de época

Composta por meios de transporte terrestres, de tração humana e animal, a exposição de longa duração “Do móvel ao automóvel: transitando pela história” passa a ter trilha sonora a partir de 2 de setembro.

A exposição concentra uma das mais importantes coleções do gênero no Brasil com 27 peças, entre cadeirinhas de arruar, berlindas, traquitanas e um automóvel do início do século XX,

Nomes célebres como o de Marcos Portugal, Chiquinha Gonzaga, Clementina de Jesus, Ernesto Nazareth e Patápio Silva integram a lista de autores selecionados para ambientar a exposição.

Ambientação sonora para a exposição "Do móvel ao automóvel" reúne temas de diversos autores nacionais

Ambientação sonora para a exposição “Do móvel ao automóvel” reúne temas de diversos autores nacionais

Com curadoria de Zeca Barros, músico, professor e, atualmente, gestor executivo do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos (RJ), a proposta utiliza recursos de áudio para complementar e harmonizar o ambiente expositivo com trilha musical de época.

De acordo com o curador, para o desenvolvimento do trabalho buscou-se retratar as ressonâncias das mudanças sociais mais significativas, expressas através da música popular urbana do final do século XIX, da modinha e lundu – canto de origem africana introduzido no Brasil por escravizados de Angola – ao choro, polcas e valsas. Confira as faixas selecionadas.

“Nessa viagem de sons, mergulhamos no universo não apenas da música formal,também visitamos recantos sonoros antes excluídos e hoje celebrados como legado da nossa cultura popular”, afirma Barros. Assista ‘live’ com o curador sobre a proposta curatorial.

A ação parte do Plano Anual 2021 do MHN. Idealizado e desenvolvido pelo museu, tem apoio da Associação dos Amigos do MHN e patrocínio do Instituto Cultural Vale – por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – conheça todas as ações previstas.

O Museu Histórico nacional está funcionando de forma parcial – confira o que pode ser visitando e outras informações.

Texto: Briefcom Assessoria/Divulgação
Edição: Ascom/MHN