2015-Jose-Caldas-fachada-interna.jpg

Seminário do MHN 2021 acontece on-line nos dias 13 e 14 de outubro

“Escutas, conexões e outras histórias nos museus” foi o tema escolhido para o seminário anual do Museu Histórico Nacional, que neste ano marca os 99 anos de criação do museu, e aponta para as comemorações do centenário do museu em 2022 – cujas ações de escuta e partilha são norteadoras para entender o  museu como local de conexão.

O caxambu do acervo do MHN é o símbolo do seminário MHN 2021

Em parceria com o Núcleo de Documentação História e Memória da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), o objetivo do seminário neste ano é provocar debates e estimular reflexões sobre processos museais, tendo o museu como conexão para a produção de histórias e memórias diferentes daquelas consagradas na historiografia e museus tradicionais.

A proposta de ouvir “outras histórias” significa possibilitar a pluralização da construção da história nacional nas ações do MHN. A partir de um olhar crítico e reflexivo sobre o patrimônio museológico, a intenção é a de criar condições para a reflexão sobre temas que fortaleçam a democracia e a pluralidade da sociedade brasileira.

O seminário faz parte do Plano Anual 2021 do MHN, que tem o apoio da Associação dos Amigos do MHN e patrocínio do Instituto Cultural Vale – por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

As sessões on-line acontecem no canal do MHN no YouTube pela manhã (10h) e tarde (14h) dos dias 13 e 14 de outubro de 2021. Haverá certificado de participação mediante lista de presença em cada uma das sessões.

Para outras informações sobre o Seminário MHN, escreva para o endereço eletrônico mhn.pesquisa@museus.gov.br. O Museu Histórico Nacional está reaberto parcialmente – saiba sobre o funcionamento.

Programação do Seminário MHN 2021
Confira os detalhes de cada uma das sessões
programadas

13 de outubro 2021
Sessão I (10h)
“Curadorias compartilhadas em museus nacionais”
Sandra Maria de Souza Teixeira – Museu das Remoções (RJ)
Mãe Meninazinha de Oxum e Mãe Nilce – Museu Iyá Davina (RJ)
Mediação: Maria Helena Versiani – Museu da República (RJ).

Sessão II (14h)
“Autoridade compartilhada e produção de conhecimento nos museus”
Tat’Etu Lengulukenu – Terreiro Inzo Unsaba Ria Inkosse (RJ)
Daua Puri – Movimento Indígena do Rio de Janeiro (RJ)
Mediação: Márcia Chuva (Unirio).

14 de outubro 2021
Sessão III (10h)
“Bens e memórias: entre diálogos e disputas, tecendo novas narrativas”
Solange Palazzi – Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Ouro Preto (MG)
Jean Baptista – Universidade Federal de Goiás (GO)
Mediação: Leila Bianchi Aguiar (Unirio).

Sessão IV (14h)
“Práticas de escuta e conexão entre museus e comunidades”
Áurea Pinheiro – Museu da Vila e  programa de Mestrado Profissional em Museologia, Artes e Patrimônio/UFPI
Lopes Isabel Massango –  Comitê Nacional do Conselho Internacional dos Museus/Icom-Ceca (Moçambique)
Mediadora: Juliana Siqueira – Secretaria Municipal de Cultura de Campinas (SP).

Texto: Pesquisa MHN
Edição: Ascom MHN