MHN_Detalhe_Arquitetura_Divulgacao.jpg

Confira a programação do MHN para a Primavera dos Museus 2023

O mês de setembro traz a primavera e, junto com ela, a 17ª Primavera dos Museus, cujo tema neste ano é “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”.  O Museu Histórico Nacional, como todos os anos, preparou uma programação especial gratuita.

No dia 20 de setembro, às 15h, indígenas do povo Kanindé, do Ceará, são convidados para um ‘live’ em nosso canal do YouTube. Serão abordadas a participação e contribuição dos Kanindé para a montagem da exposição “Îandé: aqui estávamos, aqui estamos”, que propõe um olhar contemporâneo para a história dos povos originários do Brasil. A atividade conta com a parceria da Escola Livre de Museologia Política. A mediação é de André Amud, doutor em História, Política e Bens Culturais, coordenador do núcleo de Dinâmica Cultural do MHN.

Detalhe da exposição "Iandé: aqui estávamos, aqui estamos"

Detalhe da exposição “Iandé: aqui estávamos, aqui estamos”

Presença indígena
Participam Antônia Kanindé, museóloga e mestranda em Antropologia, que atua na Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará e em diferentes movimentos indígenas; o historiador Alexandre Gomes, mestre e doutor em Antropologia, assessor do Museu dos Kanindé e da Rede Indígena de Memória e Museologia Social; e Suzenalson Kanindé, mestre em Humanidades e doutorando em História, coordenador do Ponto de Cultura e Memória Museu Indígena Kanindé.

Memórias e histórias LGBT+
No dia 23 de setembro, a partir das 14h, abrimos as portas do museu para o encontro “Memórias LGBT+ Afeto”, um momento de diálogo sobre lutas e conquistas da comunidade LGBTQIA+ pela preservação de suas memórias e histórias.

Pessoas e organizações sociais convidadas abordam o tema sob uma perspectiva afetiva, abrindo espaço para discutir o papel dos museus neste contexto. Na atividade, o MHN apresenta um primeiro levantamento de itens da comunidade presentes em seu acervo.

Participam Monica Barki, artista plástica; Rita Colaço, diretora do Museu Bajubá; Suzy Parker, artista; Stella-Lizarra, pesquisadora; e Vinicius Coelho, do Grupo Diversidade Niterói. Ainda no dia 23, a partir das 13h, acontece mais uma edição do “Pegue e leve”, projeto de distribuição de publicações impressas do MHN.

Visita mediada
Por último, no dia 1º de outubro, às 15h, encerrando as exposições que celebram o centenário do museu, acontece uma última visita mediada à exposição “10 objetos: outras histórias”, uma proposta que aponta para novas perspectivas quanto a temas e objetos que fazem parte do acervo. A atividade contará com a presença de convidados e será distribuído o catálogo impresso da exposição, recentemente lançado.

Para outras informações sobre o MHN, confira as perguntas mais frequentes. Caso ainda precise fazer contato, escreva para faleconosco.mhn@museus.gov.br.

Texto: Ascom MHN
Foto: Paulo Schettino/Divulgação MHN